dc.contributor.author |
Freitas, André Luis Castro de |
|
dc.contributor.author |
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo |
|
dc.date.accessioned |
2015-03-10T15:19:07Z |
|
dc.date.available |
2015-03-10T15:19:07Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
FREITAS, André Luiz Castro de; FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo. Como as transformações nas estratégias pedagógicas, suas relações imbricadas com o inacabamento e autonomia, promovem o aprendizado do professor? In: ANPED SUL, 10., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2014. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/154-0.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.isbn |
978-85-8302-040-00 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4774 |
|
dc.description.abstract |
A partir do pensamento de Paulo Freire buscam‐se os dois extremos norteadores desse estudo. Primeiramente, a educação bancária onde o estudante é visto como indivíduo que nada sabe tornando‐se depósito de conhecimento. Por outro lado, na educação problematizadora compreende‐se a humanização em processo a qual implica a reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá‐lo. A preocupação que se faz presente está em observar nesses espaços as práticas educativas utilizadas pelos professores universitários. Considera‐se a ideia do inacabamento como articuladora do movimento nas relações educativas. O estudo aqui apresentado tem como intuito problematizar as relações educativas como situações gnosiológicas intersubjetivas embasadas na categoria inacabamento, alicerçadas na constituição da autonomia dos sujeitos inseridos nesse contexto, buscando desvelar o significado das relações de aprendizagem dos professores envolvidos. Justifica‐se à realização de uma pesquisa qualitativa com a elaboração de entrevistas individuais seguidas de um estudo etnográfico. Durante a análise elabora‐se a problematização da informação tomando por base categorias as quais permitirão junto ao referencial teórico utilizado sinalizar que o processo exige interação e novos questionamentos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UDESC |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Inacabamento |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia |
pt_BR |
dc.subject |
Relações Educativas |
pt_BR |
dc.title |
Como as transformações nas estratégias pedagógicas, suas relações imbricadas com o inacabamento e autonomia, promovem o aprendizado do professor? |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |