Responsabilidade Social corporativa (RSC): uma análise das tendências de pesquisa e abordagens metodológicas

Dameda, André das Neves

Abstract:

 
O presente trabalho tem por objetivos analisar os fundamentos teóricos acessados pelos pesquisadores brasileiros da área de responsabilidade social corporativa, bem como, a partir do principal periódico internacional específico referenciado pelos autores nacionais, observar as tendências de pesquisa e abordagens metodológicas quanto ao tema. Para a consecução destes objetivos foram examinadas 849 referências relacionadas em 24 artigos com a temática da responsabilidade social corporativa, publicados nos anais do EnANPAD dos anos de 2009 e 2010. A partir dos dados colhidos foi possível identificar os principais autores e periódicos consultados, que serviram como base para a segunda etapa da pesquisa, referente à análise de tendências temáticas e metodológicas recentes em artigos publicados nos anos de 2010 e 2011 no Journal of Business Ethics. A análise identificou Archie B. Carrol como o autor mais citado pelos estudos nacionais, um equilíbrio entre abordagens positivistas e interpretativistas nos artigos do JBE, bem como os temas de determinantes da RSC, a relação entre legitimação e RSC, a relação entre estratégia e RSC e a relação entre discurso e práticas de RSC, como os mais frequentes.
 
The present work aims to analyze the theoretical foundations accessed by Brazilian researchers in the area of corporate social responsibility as well, from the main international journal specifically referenced by national authors, watch trends and methodological approaches to research on the subject. To achieve these objectives were examined 849 references in 24 articles related to the theme of corporate social responsibility, published in the annals of EnANPAD the years 2009 and 2010. From the data collected it was possible to identify the key authors and journals consulted, who served as the basis for the second stage of the research concerning the analysis of trends and methodological issues in recent articles published in the years 2010 and 2011 in the Journal of Business Ethics. The analysis identified Archie B. Carroll as the author most often cited by national studies, a balance between positivist and interpretive approaches in the articles of JBE, as well as the determinants of CSR issues, the relationship between CSR and legitimacy, the relationship between strategy and CSR and the relationship between discourse and practice CRS, as more frequent.
 

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