Abstract:
As elevadas expectativas de consumo recebem críticas por estimularem o consumo desenfreado e por,
potencialmente, atingirem crianças de famílias sem poder aquisitivo. Neste trabalho, de caráter qualitativo,
investigamos experiências de consumo de crianças originárias de contextos socioeconômicos distintos. Selecionamos
duas turmas da segunda série inicial de uma escola pública e outra privada, que julgamos representar,
respectivamente, contextos de renda mais baixa e mais alta. Sugerimos às crianças que desenhassem uma
experiência de consumo “legal” e outra “ruim”, e depois pedimos que falassem sobre os desenhos. Mediante a análise
do material coletado, constatamos que: as crianças da escola privada desenharam sobre a satisfação de comprar
produtos e serviços de diferentes ramos de atividade, bem como a insatisfação de permanecerem em filas e terem
pedidos de compra negados pelos pais; já as crianças de escola pública retrataram, basicamente, experiências
positivas de compras em lojas de gêneros alimentícios, situações ruins estavam ligadas a pedidos de compra negados
pelos pais e a insatisfação de terem que comprar cigarros e bebida alcoólica para estes, além de situações em que se
depararam com alguma forma de violência. Entendemos que os desenhos revelam diferenças em relação à influência
dos mecanismos e espaços de mercado disponíveis que estimulam o consumo.
The high expectations of consumer society have been criticized for stimulating overconsumption and potentially
reaching children in families with no purchasing power. This qualitative study focuses on consumption experiences of
children from different socioeconomic backgrounds. Two second-grade classes were selected, one of a public and
another of a private school, which were believed to represent contexts of lower and higher income, respectively.
Children were suggested to draw “cool” and “bad” consumption experiences and asked to talk about the drawings.
Analysis of the collected material showed that: private school children drew on the satisfaction of buying products and
services from different industries, as well as the dissatisfaction of standing in queues and having purchase orders
denied by parents; the public school children portrayed positive experience of shopping in grocery store, basically, while
bad situations were linked to purchase orders denied by parents and the dissatisfaction of having to buy them cigarettes
and alcohol, as well as situations in which children encountered some sort of violence. Drawings revealed differences
regarding the influence of market mechanisms and spaces available to stimulate consumption