Show simple item record

dc.contributor.author Souza, Altamir da Silva
dc.contributor.author Fernandes, Israel Nunes
dc.contributor.author Lopes, Fernando dos Santos
dc.date.accessioned 2015-09-08T03:21:25Z
dc.date.available 2015-09-08T03:21:25Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation SOUZA, Altamir da Silva; FERNANDES, Israel Nunes; LOPES, Fernando dos Santos. Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos. Revista Sinergia, v. 14, n. 2, p. 63-71, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/sinergia/article/view/2511/1351>. Acesso em 03 set. 2015 pt_BR
dc.identifier.issn 0102-7360
dc.identifier.issn 2236-7608
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5369
dc.description.abstract As elevadas expectativas de consumo recebem críticas por estimularem o consumo desenfreado e por, potencialmente, atingirem crianças de famílias sem poder aquisitivo. Neste trabalho, de caráter qualitativo, investigamos experiências de consumo de crianças originárias de contextos socioeconômicos distintos. Selecionamos duas turmas da segunda série inicial de uma escola pública e outra privada, que julgamos representar, respectivamente, contextos de renda mais baixa e mais alta. Sugerimos às crianças que desenhassem uma experiência de consumo “legal” e outra “ruim”, e depois pedimos que falassem sobre os desenhos. Mediante a análise do material coletado, constatamos que: as crianças da escola privada desenharam sobre a satisfação de comprar produtos e serviços de diferentes ramos de atividade, bem como a insatisfação de permanecerem em filas e terem pedidos de compra negados pelos pais; já as crianças de escola pública retrataram, basicamente, experiências positivas de compras em lojas de gêneros alimentícios, situações ruins estavam ligadas a pedidos de compra negados pelos pais e a insatisfação de terem que comprar cigarros e bebida alcoólica para estes, além de situações em que se depararam com alguma forma de violência. Entendemos que os desenhos revelam diferenças em relação à influência dos mecanismos e espaços de mercado disponíveis que estimulam o consumo. pt_BR
dc.description.abstract The high expectations of consumer society have been criticized for stimulating overconsumption and potentially reaching children in families with no purchasing power. This qualitative study focuses on consumption experiences of children from different socioeconomic backgrounds. Two second-grade classes were selected, one of a public and another of a private school, which were believed to represent contexts of lower and higher income, respectively. Children were suggested to draw “cool” and “bad” consumption experiences and asked to talk about the drawings. Analysis of the collected material showed that: private school children drew on the satisfaction of buying products and services from different industries, as well as the dissatisfaction of standing in queues and having purchase orders denied by parents; the public school children portrayed positive experience of shopping in grocery store, basically, while bad situations were linked to purchase orders denied by parents and the dissatisfaction of having to buy them cigarettes and alcohol, as well as situations in which children encountered some sort of violence. Drawings revealed differences regarding the influence of market mechanisms and spaces available to stimulate consumption pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Estudos culturais pt_BR
dc.subject Sociedade de consumo pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Cultural studies pt_BR
dc.subject Consumer society pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.title Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record