dc.contributor.author |
Cruz, Ana Paula Capuano da |
|
dc.contributor.author |
Machado, Esmael Almeida |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Anderson Feitosa |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Luiz Nelson |
|
dc.date.accessioned |
2015-10-12T17:14:50Z |
|
dc.date.available |
2015-10-12T17:14:50Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
CRUZ, Ana Paula Capuano da et al. Empresas brasileiras do novo mercado e suas práticas de evidenciação voluntária de informações por segmento. In: CONGRESSO ANPCONT, 5., 2011, Vitória. Anais... Vitória: [s.n.], 2011. Disponível em: <http://congressos.anpcont.org.br/congressos-antigos/v/images/229-2.pdf>. Acesso em: 22 set. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5463 |
|
dc.description.abstract |
A partir da análise das Notas Explicativas das 106 companhias listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, nível que reúne as empresas comprometidas com as melhores práticas de governança corporativa no Brasil, o estudo objetivou verificar como as companhias abertas brasileiras estruturaram o formato de evidenciação de informações por segmento. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo, que conjuntou o emprego da técnica de análise de conteúdo e de testes não paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para verificar o grau de intensidade da divulgação de informações por segmento, conforme metodologia utilizada por Guthrie et al. (1999). Os achados sinalizaram que a divulgação voluntária de informações por segmento ainda é incipiente no cenário brasileiro. Identificou-se que as companhias auditadas por uma das Big Four apresentaram menor grau de intensidade na divulgação dos impactos futuros da aplicação das orientações normativas sobre informações segmento. Considerando o universo das 106 companhias analisadas, destaca-se que as informações segmentadas por área geográfica e ainda, por tipo de produtos ou serviços, mostraram-se mais recorrentes; informações por clientes foram escassas. Nenhuma empresa evidenciou o fluxo de caixa por segmento, e 39 companhias não mencionaram que o CPC 22 trará impacto às futuras Demonstrações Contábeis. Assim, os resultados sugerem que a Comissão de Valores Mobiliários e as empresas de auditoria devem ficar alerta às primeiras publicações contábeis relativas ao ano de 2010. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Informações por segmento |
pt_BR |
dc.subject |
Empresas brasileiras |
pt_BR |
dc.subject |
Evidenciação voluntária |
pt_BR |
dc.subject |
Novo mercado |
pt_BR |
dc.title |
Empresas brasileiras do novo mercado e suas práticas de evidenciação voluntária de informações por segmento |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |