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dc.contributor.author Cruz, Ana Paula Capuano da
dc.contributor.author Machado, Esmael Almeida
dc.contributor.author Pereira, Anderson Feitosa
dc.contributor.author Carvalho, Luiz Nelson
dc.date.accessioned 2015-10-12T17:14:50Z
dc.date.available 2015-10-12T17:14:50Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation CRUZ, Ana Paula Capuano da et al. Empresas brasileiras do novo mercado e suas práticas de evidenciação voluntária de informações por segmento. In: CONGRESSO ANPCONT, 5., 2011, Vitória. Anais... Vitória: [s.n.], 2011. Disponível em: <http://congressos.anpcont.org.br/congressos-antigos/v/images/229-2.pdf>. Acesso em: 22 set. 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5463
dc.description.abstract A partir da análise das Notas Explicativas das 106 companhias listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, nível que reúne as empresas comprometidas com as melhores práticas de governança corporativa no Brasil, o estudo objetivou verificar como as companhias abertas brasileiras estruturaram o formato de evidenciação de informações por segmento. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo, que conjuntou o emprego da técnica de análise de conteúdo e de testes não paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para verificar o grau de intensidade da divulgação de informações por segmento, conforme metodologia utilizada por Guthrie et al. (1999). Os achados sinalizaram que a divulgação voluntária de informações por segmento ainda é incipiente no cenário brasileiro. Identificou-se que as companhias auditadas por uma das Big Four apresentaram menor grau de intensidade na divulgação dos impactos futuros da aplicação das orientações normativas sobre informações segmento. Considerando o universo das 106 companhias analisadas, destaca-se que as informações segmentadas por área geográfica e ainda, por tipo de produtos ou serviços, mostraram-se mais recorrentes; informações por clientes foram escassas. Nenhuma empresa evidenciou o fluxo de caixa por segmento, e 39 companhias não mencionaram que o CPC 22 trará impacto às futuras Demonstrações Contábeis. Assim, os resultados sugerem que a Comissão de Valores Mobiliários e as empresas de auditoria devem ficar alerta às primeiras publicações contábeis relativas ao ano de 2010. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Informações por segmento pt_BR
dc.subject Empresas brasileiras pt_BR
dc.subject Evidenciação voluntária pt_BR
dc.subject Novo mercado pt_BR
dc.title Empresas brasileiras do novo mercado e suas práticas de evidenciação voluntária de informações por segmento pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


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