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LONGARAY, André Andrade; ENSSLIN, Leonardo. Avaliação do desempenho de um hospital universitário utilizando a MCDA – construtivista. In: ENCONTRO DA ANPAD – ENANPAD, 35., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: [s.n.], 2011. p. 1-17. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ADI998.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015. |
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O presente trabalho descreve o uso da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão
Construtivista (MCDA-C) como instrumento de intervenção no estudo de caso realizado em um Hospital Universitário da rede federal de educação, com o objetivo de desenvolver um modelo personalizado de avaliação de desempenho para auxiliar os gestores daquele hospital na identificação, operacionalização e mensuração de critérios que contemplem as metas pactuadas para a obtenção da certificação junto ao MS/SUS. O trabalho foi desencadeado em três fases, de forma sistêmica e sistematizada: a fase de Estruturação, a fase de Avaliação e a fase de Recomendações. Na fase de estruturação foi feita a identificação dos elementos primários de avaliação; procedida a construção dos conceitos orientados para a ação e o agrupamento desses em clusters; estabelecido o mapa de relações meios-fins entre os conceitos; executada a transição do mapa de relações meios-fins para uma estrutura hierárquica de valores; e construídas as escalas ordinais para os descritores identificados. Na fase de avaliação, ocorreu a transformação das escalas ordinais em escalas cardinais; a construção do modelo de agregação dos critérios; e a representação do perfil de desempenho das ações no modelo construído. Por fim, na fase de recomendações foi feita a identificação e análise de elementos e aspectos que no entendimento e, segundo os julgamentos de valores do decisor, mereceram ações de aperfeiçoamento. Os dados para a construção do modelo foram obtidos em sua grande parte, por meio de entrevistas. Complementarmente, alguns dados condizentes a aspectos específicos foram obtidos de pesquisas documentais. A abordagem empregada para a análise desses dados foi quali-quantitativa. A lógica de pesquisa foi mista, indutiva na fase de estruturação e na fase de recomendações e dedutiva na fase de avaliação. A escolha pela MCDA-C como instrumento de intervenção se deveu à complexidade do contexto e à falta de convicção dos atores envolvidos quanto a quais critérios ter em conta e quanto a operacionalização das metas elencadas pelo SUS para a certificação. Nesse contexto, o processo de apoio à decisão permitiu aos gestores a identificação, organização e mensuração dos aspectos (critérios) por eles considerados relevantes na avaliação do HU para a contratualização das metas pactuadas com o SUS. O modelo construído foi legitimado pelo decisor em cada uma das fases de sua elaboração. Com seu término, o decisor passou a contar com um instrumento formal que oportuniza a comprovação das formas pelas quais o HU operacionaliza e mensura ações que visam impactar no desempenho das metas exigidas pelo SUS. O objetivo geral da pesquisa, que consistiu na construção de um modelo personalizado de avaliação de desempenho para o HU, foi concretizado por meio da determinação do perfil global de avaliação para quaisquer possíveis ações potenciais que venham a ser julgadas. O alcance do objetivo geral foi obtido de forma gradual, à medida que os objetivos específicos do trabalho foram sendo encadeados nas fases de Estruturação, Avaliação e Recomendações. |
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