Os paradoxos da administração: ambigüidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração

Bauer, Márcio André Leal

Abstract:

O ensino de administração apresenta muitas peculiaridades, dada a recenticidade histórica de sua inserção como ciência. Muitas são as questões inerentes a este tema, especialmente em um tempo em que se fala em sociedade do conhecimento e uma nova economia baseada na informação. A discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem, a metodologia e, principalmente, os paradoxos enfrentados pelos alunos e professores, são temas abordados no presente artigo. Os dados para a realização do trabalho foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, observações e levantamentos realizados junto a alunos e professores em uma universidade com conceito A na avaliação do MEC. Sendo assim o artigo é um esforço multidisciplinar que revela que o ensino de administração deve conviver com muitos dilemas e paradoxos e que seus professores devem deter algumas habilidades específicas, tais como: conhecimento profundo dos conteúdos de suas disciplinas e áreas de estudo, habilidades de comunicação, relacionamento com seus alunos e associação da teoria com a prática.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos