As características da produção científica dos professores do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG

Duarte, Adriana da Silva

Abstract:

 
A presente monografia teve como objetivo mostrar as características da produção científica dos 77 professores vinculados aos cursos de graduação do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Foram analisadas as referências de artigos científicos, capítulos de livros e livros publicados do ano de 2008 a 2013 na base de dados Plataforma Lattes. Foram identificados os professores cursos e períodos mais produtivos, principal idioma utilizado, a tipologia de produção. Os resultados permitiram traçar o perfil de cada curso de graduação (Arqueologia, Arquivologia, Biblioteconomia, Geografia, História, Psicologia e Turismo Binacional). Na revisão de literatura foram abordados os conceitos da comunicação científica e estudos bibliométricos. Após a coleta de dados, foram analisadas 438 referências, incluindo artigos publicados em periódicos, capítulos de livros e livros. O número de autores identificados totalizou 508, isto é, incluindo os professores do ICHI e todos seus coautores. Francisco Alves, do curso de História foi o professor com maior número de publicações no período. Os professores publicaram mais no idioma português e artigos em periódicos do que livros e capítulos de livros. Esta foi uma característica encontrada em todos os cursos. No curso de História também se destacou a quantidade de livros publicados (n=78). O curso de Biblioteconomia foi o único que não registro a publicação de livros no período analisado. Os anos mais produtivos foram 2011 e 2010 que somaram, respectivamente, 101 e 98 trabalhos publicados. Foram constatados alguns erros nas referências como duplicação dos nomes, títulos e subtítulo com letra maiúscula, desatualização de currículos, artigos científicos sem identificação do periódico, nome incompleto de autores e coautores e a falta de informação sobre o tipo de vínculo com a instituição (professores substitutos ou efetivos). Conclui-se considerando que o presente trabalho alcançou o objetivo pretendido. Durante a elaboração do trabalho verificou-se a complexidade de trabalhas com dados sobre a produção científica, pois é tarefa que demanda grande atenção e padronização de dados. Porém as dificuldades se tornaram pouco significativas frente a satisfação de ver os resultados se revelarem, após as análises. Também é válido destacar que é necessário dar continuidade ao trabalho, acrescentando outros tipos de publicações, análises sobre os temas abordados nestas publicações, assim como características de coautoria.
 
This thesis aimed to show the characteristics of scientific production of 77 teachers linked to undergraduate courses at the Institute of Human Sciences and Information - ICHI , Federal University of Rio Grande - FURG . References to scientific articles , book chapters and books published in the year 2008 to 2013 in the database Lattes were analyzed . Teachers courses and most productive periods , primary language used , the type of production were identified . The results allowed us to profile each undergraduate course ( Archaeology , Archival Science , Library Science , Geography , History , Psychology and Binational Tourism ) . In the literature review the concepts of scientific communication and bibliometrics studies were addressed . After collecting data , 438 references , including journal articles , book chapters and books were analyzed . The number of authors identified totaled 508 , ie , including teachers of ICHI and all his co-authors . Francisco Alves , the course of history was the teacher with the highest number of publications in the period . Teachers published in Portuguese and more journal articles than books and book chapters . This was a feature found in all courses . In the course of history also highlighted the amount of books published ( n = 78 ) . The course in librarianship was the only one who did not record the publication of books on the period. The most productive years were 2011 and 2010, which amounted to , respectively , 101 and 98 published works . Some errors were found in references such as duplication of names , titles and subtitle capitalized , outdated curricula , without identification papers of the journal, incomplete name authors and coauthors and lack of information about the type of relationship with the institution ( substitute teachers or effective) . It is concluded that considering the present work achieved the intended goal . During the preparation of the work there was the complexity of data you work with the scientific, it is a task that demands great attention , and standardization of data. But the difficulties have become negligible compared to satisfaction of seeing the results prove , after the analysis . It is also worth noting that it is necessary to continue the work , adding other types of publications , analyzes on the topics covered in these publications , as well as co-authoring features .
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia