Abstract:
A presente monografia teve como objetivo mostrar as características da
produção científica dos 77 professores vinculados aos cursos de graduação do
Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI da Universidade Federal
do Rio Grande – FURG. Foram analisadas as referências de artigos científicos,
capítulos de livros e livros publicados do ano de 2008 a 2013 na base de dados
Plataforma Lattes. Foram identificados os professores cursos e períodos mais
produtivos, principal idioma utilizado, a tipologia de produção. Os resultados
permitiram traçar o perfil de cada curso de graduação (Arqueologia,
Arquivologia, Biblioteconomia, Geografia, História, Psicologia e Turismo
Binacional). Na revisão de literatura foram abordados os conceitos da
comunicação científica e estudos bibliométricos. Após a coleta de dados,
foram analisadas 438 referências, incluindo artigos publicados em periódicos,
capítulos de livros e livros. O número de autores identificados totalizou 508, isto
é, incluindo os professores do ICHI e todos seus coautores. Francisco Alves, do
curso de História foi o professor com maior número de publicações no período.
Os professores publicaram mais no idioma português e artigos em periódicos
do que livros e capítulos de livros. Esta foi uma característica encontrada em
todos os cursos. No curso de História também se destacou a quantidade de
livros publicados (n=78). O curso de Biblioteconomia foi o único que não
registro a publicação de livros no período analisado. Os anos mais produtivos
foram 2011 e 2010 que somaram, respectivamente, 101 e 98 trabalhos
publicados. Foram constatados alguns erros nas referências como duplicação
dos nomes, títulos e subtítulo com letra maiúscula, desatualização de
currículos, artigos científicos sem identificação do periódico, nome incompleto
de autores e coautores e a falta de informação sobre o tipo de vínculo com a
instituição (professores substitutos ou efetivos). Conclui-se considerando que o
presente trabalho alcançou o objetivo pretendido. Durante a elaboração do
trabalho verificou-se a complexidade de trabalhas com dados sobre a produção
científica, pois é tarefa que demanda grande atenção e padronização de dados.
Porém as dificuldades se tornaram pouco significativas frente a satisfação de
ver os resultados se revelarem, após as análises. Também é válido destacar
que é necessário dar continuidade ao trabalho, acrescentando outros tipos de
publicações, análises sobre os temas abordados nestas publicações, assim
como características de coautoria.
This thesis aimed to show the characteristics of scientific production of 77
teachers linked to undergraduate courses at the Institute of Human Sciences
and Information - ICHI , Federal University of Rio Grande - FURG . References
to scientific articles , book chapters and books published in the year 2008 to
2013 in the database Lattes were analyzed . Teachers courses and most
productive periods , primary language used , the type of production were
identified . The results allowed us to profile each undergraduate course (
Archaeology , Archival Science , Library Science , Geography , History ,
Psychology and Binational Tourism ) . In the literature review the concepts of
scientific communication and bibliometrics studies were addressed . After
collecting data , 438 references , including journal articles , book chapters and
books were analyzed . The number of authors identified totaled 508 , ie ,
including teachers of ICHI and all his co-authors . Francisco Alves , the course
of history was the teacher with the highest number of publications in the period .
Teachers published in Portuguese and more journal articles than books and
book chapters . This was a feature found in all courses . In the course of history
also highlighted the amount of books published ( n = 78 ) . The course in
librarianship was the only one who did not record the publication of books on
the period. The most productive years were 2011 and 2010, which amounted to
, respectively , 101 and 98 published works . Some errors were found in
references such as duplication of names , titles and subtitle capitalized ,
outdated curricula , without identification papers of the journal, incomplete name
authors and coauthors and lack of information about the type of relationship
with the institution ( substitute teachers or effective) . It is concluded that
considering the present work achieved the intended goal . During the
preparation of the work there was the complexity of data you work with the
scientific, it is a task that demands great attention , and standardization of data.
But the difficulties have become negligible compared to satisfaction of seeing
the results prove , after the analysis . It is also worth noting that it is necessary
to continue the work , adding other types of publications , analyzes on the topics
covered in these publications , as well as co-authoring features .