dc.contributor.advisor |
Maia, Maria de Fátima Santos |
|
dc.contributor.author |
Duarte, Adriana da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2015-12-03T00:19:11Z |
|
dc.date.available |
2015-12-03T00:19:11Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
DUARTE, Adriana da Silva. As características da produção científica dos professores do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG. 2014. 48 f. TCC (Graduação em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5574 |
|
dc.description.abstract |
A presente monografia teve como objetivo mostrar as características da
produção científica dos 77 professores vinculados aos cursos de graduação do
Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI da Universidade Federal
do Rio Grande – FURG. Foram analisadas as referências de artigos científicos,
capítulos de livros e livros publicados do ano de 2008 a 2013 na base de dados
Plataforma Lattes. Foram identificados os professores cursos e períodos mais
produtivos, principal idioma utilizado, a tipologia de produção. Os resultados
permitiram traçar o perfil de cada curso de graduação (Arqueologia,
Arquivologia, Biblioteconomia, Geografia, História, Psicologia e Turismo
Binacional). Na revisão de literatura foram abordados os conceitos da
comunicação científica e estudos bibliométricos. Após a coleta de dados,
foram analisadas 438 referências, incluindo artigos publicados em periódicos,
capítulos de livros e livros. O número de autores identificados totalizou 508, isto
é, incluindo os professores do ICHI e todos seus coautores. Francisco Alves, do
curso de História foi o professor com maior número de publicações no período.
Os professores publicaram mais no idioma português e artigos em periódicos
do que livros e capítulos de livros. Esta foi uma característica encontrada em
todos os cursos. No curso de História também se destacou a quantidade de
livros publicados (n=78). O curso de Biblioteconomia foi o único que não
registro a publicação de livros no período analisado. Os anos mais produtivos
foram 2011 e 2010 que somaram, respectivamente, 101 e 98 trabalhos
publicados. Foram constatados alguns erros nas referências como duplicação
dos nomes, títulos e subtítulo com letra maiúscula, desatualização de
currículos, artigos científicos sem identificação do periódico, nome incompleto
de autores e coautores e a falta de informação sobre o tipo de vínculo com a
instituição (professores substitutos ou efetivos). Conclui-se considerando que o
presente trabalho alcançou o objetivo pretendido. Durante a elaboração do
trabalho verificou-se a complexidade de trabalhas com dados sobre a produção
científica, pois é tarefa que demanda grande atenção e padronização de dados.
Porém as dificuldades se tornaram pouco significativas frente a satisfação de
ver os resultados se revelarem, após as análises. Também é válido destacar
que é necessário dar continuidade ao trabalho, acrescentando outros tipos de
publicações, análises sobre os temas abordados nestas publicações, assim
como características de coautoria. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This thesis aimed to show the characteristics of scientific production of 77
teachers linked to undergraduate courses at the Institute of Human Sciences
and Information - ICHI , Federal University of Rio Grande - FURG . References
to scientific articles , book chapters and books published in the year 2008 to
2013 in the database Lattes were analyzed . Teachers courses and most
productive periods , primary language used , the type of production were
identified . The results allowed us to profile each undergraduate course (
Archaeology , Archival Science , Library Science , Geography , History ,
Psychology and Binational Tourism ) . In the literature review the concepts of
scientific communication and bibliometrics studies were addressed . After
collecting data , 438 references , including journal articles , book chapters and
books were analyzed . The number of authors identified totaled 508 , ie ,
including teachers of ICHI and all his co-authors . Francisco Alves , the course
of history was the teacher with the highest number of publications in the period .
Teachers published in Portuguese and more journal articles than books and
book chapters . This was a feature found in all courses . In the course of history
also highlighted the amount of books published ( n = 78 ) . The course in
librarianship was the only one who did not record the publication of books on
the period. The most productive years were 2011 and 2010, which amounted to
, respectively , 101 and 98 published works . Some errors were found in
references such as duplication of names , titles and subtitle capitalized ,
outdated curricula , without identification papers of the journal, incomplete name
authors and coauthors and lack of information about the type of relationship
with the institution ( substitute teachers or effective) . It is concluded that
considering the present work achieved the intended goal . During the
preparation of the work there was the complexity of data you work with the
scientific, it is a task that demands great attention , and standardization of data.
But the difficulties have become negligible compared to satisfaction of seeing
the results prove , after the analysis . It is also worth noting that it is necessary
to continue the work , adding other types of publications , analyzes on the topics
covered in these publications , as well as co-authoring features . |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação científica - Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Produção científica - Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliometria |
pt_BR |
dc.subject |
Social Sciences - scientific communication |
pt_BR |
dc.subject |
Production Science - Social Sciences |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliometrics |
pt_BR |
dc.title |
As características da produção científica dos professores do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |