Abstract:
Diante da sociedade da informação na qual se vive, torna-se indispensável a gestão da
informação nas organizações a fim de se manterem no mercado, apresentarem vantagem
competitiva e assim atingirem os objetivos organizacionais. Neste sentido, este trabalho
apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no ano de 2012, que visa analisar como
ocorre a atuação do profissional bibliotecário que trabalha nas empresas do Pólo Naval da
cidade do Rio Grande/RS e, confrontar esta atuação com cases de empresas similares e
também com a teoria da gestão da informação. Identificar como o bibliotecário atua na gestão
da informação, tendo como foco a disseminação seletiva da informação foi o propósito central
da pesquisa. Assim, esta pesquisa constitui-se de um estudo de caso com abordagem
qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Tendo como técnica de amostragem bola-de-
neve e como instrumentos de coletas de dados a entrevista semi-estruturada com auxílio de
questionário e anotações de campo aliada a observação direta não-participante. Os dados
coletados foram analisados a partir da técnica análise de conteúdo, baseado em Bardin. Foi
possível constatar que o profissional bibliotecário é fundamental para as organizações no
sentido de serem os mais preparados para lidarem com a informação, agregando valor a ela
para que esta possa ser subsídio para a tomada de decisão nos níveis tático, operacional e
estratégico das empresas. Contudo nas empresas analisadas observou-se que a gestão da
informação e a disseminação seletiva da informação ocorrem de forma insipiente e
rudimentar, uma vez que é satisfeito apenas as demandas informacionais mais pontuais. Para
que a gestão ocorra de forma mais ampla sugere-se usar como base os cases e a literatura
sobre gestão da informação e disseminação seletiva da informação para auxiliar no
planejamento e posterior oferecimento de novos serviços e produtos subsidiados pelas
ferramentas da internet como a tecnologia RSS e as redes sociais, por exemplo. Esta pesquisa
possibilitou entender que são necessários trabalhos que demonstrem como o profissional atua
e como ele poderá atuar nas empresas, com a intenção de desfazer a visão estereotipada de
“guardião” de livros em bibliotecas convencionais tencionado assim demonstrar as
contribuições deste profissional no âmbito social e organizacional, bem como contribuir para
o aumento de mercado de trabalho na área empresarial.
Facing the information society in which one lives, it is essential to managing information
within organizations in order to remain on the market, the competitive advantage and thus
achieve organizational goals. Thus, this paper presents the results of a survey conducted in
2012, which aims to analyze how does the performance of professional librarians who work in
business Naval Pole of Rio Grande / RS and confront this performance with cases of
companies and also similar to the theory of management information. Identify how the
librarian works in information management, with a focus on selective dissemination of
information was the central purpose of the research. Thus, this research is a case study with a
qualitative exploratory and descriptive. With the sampling-ball snow and as instruments of
data collection to semi-structured interviews with the aid of a questionnaire and field notes
combined with direct non-participant observation. The collected data were analyzed based on
content analysis technique, based on Bardin. It was found that the librarian is critical for
organizations to be the best prepared to deal with the information, adding value to it so that it
can be allowance for decision-making levels in tactical, operational and strategic enterprises.
However the companies analyzed was observed that the management of information and the
selective dissemination of information occur in incipient and rudimentary, since it is only
satisfied the informational demands more punctual. For management occurs more widely
suggested to use as the base cases and the literature on information management and selective
dissemination of information to assist in planning and subsequent offering of new services
and products subsidized by the tools of the internet as technology and RSS social networks,
for example. This research allowed to understand that work is needed to show how the
professional works and how it may work in companies with the intention of undoing the
stereotypical view of "guardian" of books in libraries conventional tensioned thus demonstrate
the contributions of this work in the social and organizational as well as contribute to the
increase of the labor market in the business.