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NEVES, Maria Fernanda Britto et al. Reconversão de áreas portuárias abandonadas e atividades terciárias - casos das cidades de santos e Belém. Patrimônio. lazer & turismo (unisantos), v. 6, n. 5, p. 95-112, 2009. Disponível em: <http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/pdf/Artigo5_v6_n5_2009.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2015. |
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dc.description.abstract |
Este trabalho é uma contribuição aos estudos relacionados à expansão territorial e dos
negócios no porto de Santos, identificando novas oportunidades, dentro dos princípios do ecoempreendedorismo.
Trata sobre o abandono de significativa parcela de áreas portuárias,
resultando em espaços vazios e sem função, concomitante a um aumento da renda disponível
pela população para ser despendida durante o tempo livre e o crescimento dos
empreendimentos náuticos de luxo, que passaram a disputar, não somente a ocupação da zona
costeira, como, em particular, trechos de antigos portos. Decorre daí propostas de
requalificação dos locais com maior potencialidade, tanto através de projetos ligados à terra
firme, materializados em intervenções residenciais, edifícios históricos, museus, restaurantes,
centros de convenções e centros comerciais etc, como nas operações relacionadas ao mar, pela
criação de marinas e estruturas recreativas e náuticas. Este processo, definido como “retorno
ao waterfront”, utiliza como modelo de gestão invariavelmente uma “sociedade públicoprivada”.
Na cidade de Santos, Estado de São Paulo, foi criado o projeto “Alegra Centro”,
pela Prefeitura Municipal, propondo várias ações de revitalização de locais e edifícios de
valor histórico, entre eles, o aproveitamento de antigos armazéns do porto para uso cultural e
turístico, numa parceria com a Autoridade Portuária e as empresas privadas. Projetos
similares também foram executados em diversos portos no mundo e alguns no Brasil, como é
o caso da “Estação das Docas”, em Belém, Estado do Pará, administrada de forma muito
semelhante a uma empresa privada, cujo vínculo com o poder público está no cumprimento de
metas de eficiência. |
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