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dc.contributor.author Neves, Maria Fernanda Britto
dc.contributor.author Kolhy, Lélio Marcus Munhoz
dc.contributor.author Cunha, Icaro Aronovich da
dc.contributor.author UniSantos, Universidade católica de Santos –
dc.contributor.author Canepa, Carla
dc.contributor.author Unib, Universidade Ibirapuera -
dc.date.accessioned 2015-12-15T16:49:49Z
dc.date.available 2015-12-15T16:49:49Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation NEVES, Maria Fernanda Britto et al. Reconversão de áreas portuárias abandonadas e atividades terciárias - casos das cidades de santos e Belém. Patrimônio. lazer & turismo (unisantos), v. 6, n. 5, p. 95-112, 2009. Disponível em: <http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/pdf/Artigo5_v6_n5_2009.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1806-700X
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5623
dc.description.abstract Este trabalho é uma contribuição aos estudos relacionados à expansão territorial e dos negócios no porto de Santos, identificando novas oportunidades, dentro dos princípios do ecoempreendedorismo. Trata sobre o abandono de significativa parcela de áreas portuárias, resultando em espaços vazios e sem função, concomitante a um aumento da renda disponível pela população para ser despendida durante o tempo livre e o crescimento dos empreendimentos náuticos de luxo, que passaram a disputar, não somente a ocupação da zona costeira, como, em particular, trechos de antigos portos. Decorre daí propostas de requalificação dos locais com maior potencialidade, tanto através de projetos ligados à terra firme, materializados em intervenções residenciais, edifícios históricos, museus, restaurantes, centros de convenções e centros comerciais etc, como nas operações relacionadas ao mar, pela criação de marinas e estruturas recreativas e náuticas. Este processo, definido como “retorno ao waterfront”, utiliza como modelo de gestão invariavelmente uma “sociedade públicoprivada”. Na cidade de Santos, Estado de São Paulo, foi criado o projeto “Alegra Centro”, pela Prefeitura Municipal, propondo várias ações de revitalização de locais e edifícios de valor histórico, entre eles, o aproveitamento de antigos armazéns do porto para uso cultural e turístico, numa parceria com a Autoridade Portuária e as empresas privadas. Projetos similares também foram executados em diversos portos no mundo e alguns no Brasil, como é o caso da “Estação das Docas”, em Belém, Estado do Pará, administrada de forma muito semelhante a uma empresa privada, cujo vínculo com o poder público está no cumprimento de metas de eficiência. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Requalificação pt_BR
dc.subject Portos de recreio pt_BR
dc.subject Planejamento ambiental pt_BR
dc.title Reconversão de áreas portuárias abandonadas e atividades terciárias - casos das cidades de santos e Belém pt_BR
dc.type article pt_BR


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