Abstract:
Conhecidos por serem zonas de transição entre o mar e o continente, os estuários são ambientes referidos pela sua importância
sócio–econômica e ecológica, além de sua complexidade e vulnerabilidade frente a influência antrópica, onde se destacam
as atividades portuárias. É razoável considerar que estas influências produzam modificações nos padrões ambientais
da região, podendo resultar em modificações que interferem desde a biota até o transporte de sedimentos, e nos fluxos entre a
região estuarina e a zona costeira adjacente. Essa possível modificação no balanço sedimentar do Estuário da Laguna dos
Patos, pode se refletir em frágeis feições presentes no estuário, como os pontais. O objetivo desse trabalho é avaliar o efeito
das obras de modernização do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande sobre a dinâmica sedimentar do Pontal Sul, com
base em técnicas de modelagem numérica e geoprocessamento. Também foi analisada a variação das áreas (erodidas e
acrescidas) e da linha de costa do referido pontal. O estudo foi realizado utilizando imagens orbitais e o modelo numérico
tridimensional TELEMAC-3D. Os resultados indicam que as obras de modernização do Porto do Rio Grande, alteraram as
taxas de erosão e deposição no Pontal Sul, além de evidenciar uma tendência de crescimento longitudinal do pontal. Estes
resultados são um indicativo do impacto da referida obra de modernização na dinâmica sedimentar do estuário da Lagoa dos
Patos.
Known to be transition zones between the sea and the mainland, estuaries are recognized for their socio-economic and ecological
importance as well as their complexity and vulnerability to anthropogenic influences, harbor activities included. It is reasonable
to consider that these influences produce changes in the dynamics of the region, resulting in modifications related to
the biota, sediment transport, and flows between the estuary and the adjacent coastal zone. The possible changes in the sediment
budget of the Patos Lagoon estuary can affect fragile features present in the estuary such as sand spits. The objective of
this work is to evaluate the effect of the modernization work carried out at Rio Grande Harbor access channel on a specific
sand spit called Pontal Sul as an indicator of the sediment dynamics alteration in the Patos Lagoon estuary. The study is based
on numerical modeling experiments with the TELEMAC-3D model and remote sensing techniques (Quickbird images). Results
indicate that the Rio Grande Harbor modernization work changed the Pontal Sul erosion and deposition rates and longitudinal
growth. The results suggest that the modification carried out at Rio Grande Harbor access channel changed the Patos
Lagoon sediment dynamics.