Abstract:
As mudanças na sociedade, provocadas principalmente pelas novas tecnologias da
informação e comunicação (TICs) fizeram com que os bibliotecários se atualizassem
para poder se manter no mercado de trabalho, que hoje exige destes profissionais
habilidades, competências e dinamismo. O presente trabalho tem o objetivo de
analisar as disciplinas que trabalham com as tecnologias nos cursos de
Biblioteconomia do Rio Grande do Sul. As instituições de ensino superior
pesquisadas foram a Universidade Federal de Rio Grande - FURG, Universidade
Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Universidade de Caxias do Sul - UCS.
Através do SQL (Quadro de Sequência Lógica) foram identificadas as disciplinas
que estudam as tecnologias, e sua influência na formação do aluno para atuar no
mercado de trabalho. O trabalho apresenta uma abordagem metodológica
qualitativa, pois se descreveu todas as disciplinas e seus objetivos. Analisaram-se
os resultados obtidos das três instituições de ensino superior através das disciplinas
que são ofertadas e se as mesmas abordam tecnologias para se discutir o perfil, e
as competências do profissional Bibliotecário. Os resultados obtidos demostraram
que os cursos das instituições de ensino superior em geral, apresentam proposta, de
estudo teórico e prático sobre as tecnologias em suas ementas. Hoje em dia é
grande a demanda por profissionais que saibam lidar com as tecnologias da
informação e comunicação como os recursos tecnológicos.
Changes in society , driven largely by new information and communication
technologies ( ICTs ) have caused librarians atualizassem order to remain in the
labor market , which now requires these professional skills, expertise and dynamism .
This study aims to analyze the disciplines working with technologies in librarianship
courses of Rio Grande do Sul institutions surveyed higher education were the
Federal University of Rio Grande - FURG , Federal University of Rio Grande do Sul -
UFRGS , University of Caxias do Sul - UCS . Through SQL (Board Logical
Sequence) disciplines studying the technologies and their influence on student
education have been identified to act in the labor market. The paper presents a
qualitative approach, as described all disciplines and objectives. We analyzed the
results of the three institutions of higher learning across the disciplines that are
offered and if they approach technology to discuss the profile and skills of the
professional librarian. The results showed that the courses of higher education
institutions in general, have proposed a theoretical and practical study of the
technologies in their menus. Today is a great demand for professionals who know
how to deal with information technology and communication as technological
resources.