As tecnologias na formação do profissional bibliotecário: análise das disciplinas que abordam as tecnologias nos cursos de Biblioteconomia do Rio Grande do Sul

Corrêa, Claudia Regina Ferreira

Abstract:

 
As mudanças na sociedade, provocadas principalmente pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) fizeram com que os bibliotecários se atualizassem para poder se manter no mercado de trabalho, que hoje exige destes profissionais habilidades, competências e dinamismo. O presente trabalho tem o objetivo de analisar as disciplinas que trabalham com as tecnologias nos cursos de Biblioteconomia do Rio Grande do Sul. As instituições de ensino superior pesquisadas foram a Universidade Federal de Rio Grande - FURG, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Universidade de Caxias do Sul - UCS. Através do SQL (Quadro de Sequência Lógica) foram identificadas as disciplinas que estudam as tecnologias, e sua influência na formação do aluno para atuar no mercado de trabalho. O trabalho apresenta uma abordagem metodológica qualitativa, pois se descreveu todas as disciplinas e seus objetivos. Analisaram-se os resultados obtidos das três instituições de ensino superior através das disciplinas que são ofertadas e se as mesmas abordam tecnologias para se discutir o perfil, e as competências do profissional Bibliotecário. Os resultados obtidos demostraram que os cursos das instituições de ensino superior em geral, apresentam proposta, de estudo teórico e prático sobre as tecnologias em suas ementas. Hoje em dia é grande a demanda por profissionais que saibam lidar com as tecnologias da informação e comunicação como os recursos tecnológicos.
 
Changes in society , driven largely by new information and communication technologies ( ICTs ) have caused librarians atualizassem order to remain in the labor market , which now requires these professional skills, expertise and dynamism . This study aims to analyze the disciplines working with technologies in librarianship courses of Rio Grande do Sul institutions surveyed higher education were the Federal University of Rio Grande - FURG , Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS , University of Caxias do Sul - UCS . Through SQL (Board Logical Sequence) disciplines studying the technologies and their influence on student education have been identified to act in the labor market. The paper presents a qualitative approach, as described all disciplines and objectives. We analyzed the results of the three institutions of higher learning across the disciplines that are offered and if they approach technology to discuss the profile and skills of the professional librarian. The results showed that the courses of higher education institutions in general, have proposed a theoretical and practical study of the technologies in their menus. Today is a great demand for professionals who know how to deal with information technology and communication as technological resources.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia