A participação da biblioteca escolar na formação dos alunos do Programa Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais do Rio Grande/RS

Silva, Eliane Rodrigues da

Abstract:

 
O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia, tendo como objetivo principal verificar o grau de importância da biblioteca escolar para a formação dos alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas Municipais de Rio Grande. A pesquisa realizada foi de caráter exploratório de natureza quali/quantitativa, onde se buscou através da coleta de dados com a utilização de questionário, explorar se a biblioteca escolar está preparada para atender os alunos do EJA. Foram coletados os dados de 45 alunos em quatro escolas do Município de Rio Grande, que após foi submetido a uma análise de conteúdo. Os resultados dessa análise nos permitiu concluir que embora os alunos do EJA reconheçam a importância da biblioteca como forma de suprir suas necessidades informacionais, a biblioteca não está sendo presente nesse processo de aprendizagem. Com este trabalho conclui-se que há uma necessidade de se criar atividades que motivem os alunos a frequentar a biblioteca da escola e utilizá-la
 
This program final paper was developed as a requirement for obtaining a Bachelor's degree in Library Science, with the primary objective to verify the degree of importance of the school library for the education of students in the Education program young and Adults (EJA) for schools municipal of Rio Grande. The research had an exploratory qualitative/quantitative nature, in which the researcher has collected data with the use of a questionnaire, to explore whether the school library is prepared to meet the students, demands. Data from 45 students in four schools in the city of Rio Grande were collected and submitted to a content analysis. The results of this analysis allow us to conclude that, although EJA students recognize the importance of libraries as a way to meet their information needs, the library not being present in this learning process. Then this paper concludes that there is a need to create activities that encourage students to attend the school library and use it
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia