dc.contributor.advisor |
Aquino, Magali Martins |
|
dc.contributor.author |
Silva, Eliane Rodrigues da |
|
dc.date.accessioned |
2016-01-14T22:25:05Z |
|
dc.date.available |
2016-01-14T22:25:05Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Eliane Rodrigues da. A participação da biblioteca escolar na formação dos alunos do Programa Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais do Rio Grande/RS. 2013. 49 f. TCC ( Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Rio Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5763 |
|
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado como requisito para a
obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia, tendo como objetivo principal
verificar o grau de importância da biblioteca escolar para a formação dos alunos do
programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas Municipais de Rio
Grande. A pesquisa realizada foi de caráter exploratório de natureza
quali/quantitativa, onde se buscou através da coleta de dados com a utilização de
questionário, explorar se a biblioteca escolar está preparada para atender os alunos
do EJA. Foram coletados os dados de 45 alunos em quatro escolas do Município de
Rio Grande, que após foi submetido a uma análise de conteúdo. Os resultados
dessa análise nos permitiu concluir que embora os alunos do EJA reconheçam a
importância da biblioteca como forma de suprir suas necessidades informacionais, a
biblioteca não está sendo presente nesse processo de aprendizagem. Com este
trabalho conclui-se que há uma necessidade de se criar atividades que motivem os
alunos a frequentar a biblioteca da escola e utilizá-la |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This program final paper was developed as a requirement for obtaining a Bachelor's
degree in Library Science, with the primary objective to verify the degree of
importance of the school library for the education of students in the Education
program young and Adults (EJA) for schools municipal of Rio Grande. The research
had an exploratory qualitative/quantitative nature, in which the researcher has
collected data with the use of a questionnaire, to explore whether the school library is
prepared to meet the students, demands. Data from 45 students in four schools in
the city of Rio Grande were collected and submitted to a content analysis. The
results of this analysis allow us to conclude that, although EJA students recognize
the importance of libraries as a way to meet their information needs, the library not
being present in this learning process. Then this paper concludes that there is a need
to create activities that encourage students to attend the school library and use it |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
;http://bdtccs.furg.br//handle/1/83 |
|
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Biblioteca escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
School library |
pt_BR |
dc.subject |
Young and adults education |
pt_BR |
dc.subject |
Learning process |
pt_BR |
dc.title |
A participação da biblioteca escolar na formação dos alunos do Programa Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais do Rio Grande/RS |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |