Abstract:
A partir do entendimento que as bibliotecas escolares são fundamentais no processo
de aprendizagem de crianças e adolescentes, além de contribuir com o
enriquecimento cultural destes, este estudo teve como objetivo averiguar as
condições de acessibilidade para crianças e adolescentes com deficiência em
bibliotecas da rede pública de ensino do município do Rio Grande. Fundamentado
em referenciais teóricos sobre educação inclusiva, pessoas com necessidades
especiais, acessibilidade, inclusão, biblioteca escolar, bibliotecário e com base na
NBR 9050:2004, traçou-se um panorama da acessibilidade dessas bibliotecas.
Como procedimentos metodológicos realizou-se uma análise do espaço físico e
consulta a profissionais das escolas. Para coleta de dados, utilizaram-se três
instrumentos: um formulário baseado na NBR 9050:2004, e dois roteiros de
entrevistas aplicados à direção e responsável pela biblioteca ou bibliotecário (a).
Foram visitadas dez escolas da zona urbana da cidade no período de 20/11/2012 a
15/12/2012. Como resultados, constatou-se que ainda há carência em vários pontos
que permeiam a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas da
rede pública do município, como: a falta de espaço físico; falta de algumas
tecnologias assistivas; falta de materiais pedagógicos voltados as essa crianças e
falta de acervo com livros em alto relevo, com sons, com textura, falados e em
Braille. Concluiu-se que, embora haja um movimento em prol dos direitos de todos
os alunos ao acesso à educação através de leis, decretos e normas, que incluem
crianças e adolescentes com necessidades especiais nas escolas, ainda há carência
em vários pontos que permeiam a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência.
Diante deste panorama, pode-se criar uma proposta de modelo de parâmetros para
bibliotecas inclusivas.
Based on the understanding that school libraries are essential in the learning process
of children and adolescents, in addition to contributing to the cultural enrichment of
these, this study aimed to investigate the accessibility conditions for children and
youth with disabilities in the public libraries teaching the city of Rio Grande. Based on
theoretical frameworks on inclusive education, people with special needs,
accessibility, inclusion, school library, librarian and based on NBR 9050:2004, drew
up an overview of the accessibility of these libraries. As methodological procedures
conducted an analysis of the physical space and query the professional schools. For
data collection, we used three instruments: a form based on NBR 9050:2004, and
two screenplays interviews applied to the direction and responsible for the library or
librarian (a). We visited ten schools in the urban area during the period of 20/11/2012
to 15/12/2012. As a result, it was found that there is still lack at various points that
permeate the inclusion of students with a disability in public schools in the
municipality, such as the lack of space, lack of some assistive technologies, lack of
teaching materials facing the children and the lack of collections with books
embossed with sounds, texture, spoken and Braille. It was concluded that although
there is a movement for the rights of all students access to education through laws,
decrees and regulations, which include children and adolescents with special needs
in schools, there is still lack at various points that permeate the inclusion of students
with a disability. Given this panorama, you can create a draft model parameters for
libraries inclusive.