Parâmetros para bibliotecas regulares inclusivas : uma proposta a partir da análise das bibliotecas das escolas da rede municipal da cidade do Rio Grande-RS

Oliveira, Graziele Lopes de

Abstract:

 
A partir do entendimento que as bibliotecas escolares são fundamentais no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, além de contribuir com o enriquecimento cultural destes, este estudo teve como objetivo averiguar as condições de acessibilidade para crianças e adolescentes com deficiência em bibliotecas da rede pública de ensino do município do Rio Grande. Fundamentado em referenciais teóricos sobre educação inclusiva, pessoas com necessidades especiais, acessibilidade, inclusão, biblioteca escolar, bibliotecário e com base na NBR 9050:2004, traçou-se um panorama da acessibilidade dessas bibliotecas. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma análise do espaço físico e consulta a profissionais das escolas. Para coleta de dados, utilizaram-se três instrumentos: um formulário baseado na NBR 9050:2004, e dois roteiros de entrevistas aplicados à direção e responsável pela biblioteca ou bibliotecário (a). Foram visitadas dez escolas da zona urbana da cidade no período de 20/11/2012 a 15/12/2012. Como resultados, constatou-se que ainda há carência em vários pontos que permeiam a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas da rede pública do município, como: a falta de espaço físico; falta de algumas tecnologias assistivas; falta de materiais pedagógicos voltados as essa crianças e falta de acervo com livros em alto relevo, com sons, com textura, falados e em Braille. Concluiu-se que, embora haja um movimento em prol dos direitos de todos os alunos ao acesso à educação através de leis, decretos e normas, que incluem crianças e adolescentes com necessidades especiais nas escolas, ainda há carência em vários pontos que permeiam a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência. Diante deste panorama, pode-se criar uma proposta de modelo de parâmetros para bibliotecas inclusivas.
 
Based on the understanding that school libraries are essential in the learning process of children and adolescents, in addition to contributing to the cultural enrichment of these, this study aimed to investigate the accessibility conditions for children and youth with disabilities in the public libraries teaching the city of Rio Grande. Based on theoretical frameworks on inclusive education, people with special needs, accessibility, inclusion, school library, librarian and based on NBR 9050:2004, drew up an overview of the accessibility of these libraries. As methodological procedures conducted an analysis of the physical space and query the professional schools. For data collection, we used three instruments: a form based on NBR 9050:2004, and two screenplays interviews applied to the direction and responsible for the library or librarian (a). We visited ten schools in the urban area during the period of 20/11/2012 to 15/12/2012. As a result, it was found that there is still lack at various points that permeate the inclusion of students with a disability in public schools in the municipality, such as the lack of space, lack of some assistive technologies, lack of teaching materials facing the children and the lack of collections with books embossed with sounds, texture, spoken and Braille. It was concluded that although there is a movement for the rights of all students access to education through laws, decrees and regulations, which include children and adolescents with special needs in schools, there is still lack at various points that permeate the inclusion of students with a disability. Given this panorama, you can create a draft model parameters for libraries inclusive.
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia