A percepção e prática do bibliotecário escolar na rede pública de ensino em relação às atividades biblioterapêuticas

Pereira, Gislaine Pereira de

Abstract:

 
O objetivo desta monografia é comunicar a percepção e o embasamento teórico dos bibliotecários escolares da cidade do Rio Grande, em relação às práticas biblioterápicas, compreendida como uma leitura terapêutica aplicada para os usuários da biblioteca escolar. Considera importante a discussão sobre biblioterapia entre bibliotecários, acadêmicos e professores do curso de biblioteconomia. O intuito da pesquisa é explorar sobre a prática visando um novo olhar do profissional da informação para atividades de cunho social e humanitário. A biblioteca escolar é um ambiente propício para desenvolver atividades biblioterapêuticas e o bibliotecário serve como mediador, além de ser responsável pela seleção de materiais de leitura. Concluiu que a biblioterapia deve ser estudada, pois se trata de mais um campo de atuação que o profissional bibliotecário pode agir e contribuir na formação intelectual e emocional de crianças e adolescentes.
 
The purpose of this monograph is to communicate the perception and theoretical foundation of school librarians in Rio Grande, in relation to bibliotherapy practices, understood as a therapeutic reading applied to users of the school library. Considers the discussion of bibliotherapy among librarians, scholars and professors of library science. The aim of the research is to explore the practice of seeking a new look for the information professional social activities and humanitarian concern. The school library is to develop supportive librarian bibliotherapy activities and serves as a mediator environment, besides being responsible for the selection of reading materials. Concluded that bibliotherapy should be studied, because it is more of a playing field that professional librarian can act and contribute to the intellectual and emotional development of children and adolescents.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia