Abstract:
O objetivo desta monografia é comunicar a percepção e o embasamento teórico dos
bibliotecários escolares da cidade do Rio Grande, em relação às práticas
biblioterápicas, compreendida como uma leitura terapêutica aplicada para os
usuários da biblioteca escolar. Considera importante a discussão sobre biblioterapia
entre bibliotecários, acadêmicos e professores do curso de biblioteconomia. O intuito
da pesquisa é explorar sobre a prática visando um novo olhar do profissional da
informação para atividades de cunho social e humanitário. A biblioteca escolar é um
ambiente propício para desenvolver atividades biblioterapêuticas e o bibliotecário
serve como mediador, além de ser responsável pela seleção de materiais de leitura.
Concluiu que a biblioterapia deve ser estudada, pois se trata de mais um campo de
atuação que o profissional bibliotecário pode agir e contribuir na formação intelectual
e emocional de crianças e adolescentes.
The purpose of this monograph is to communicate the perception and theoretical
foundation of school librarians in Rio Grande, in relation to bibliotherapy practices,
understood as a therapeutic reading applied to users of the school library. Considers
the discussion of bibliotherapy among librarians, scholars and professors of library
science. The aim of the research is to explore the practice of seeking a new look for
the information professional social activities and humanitarian concern. The school
library is to develop supportive librarian bibliotherapy activities and serves as a
mediator environment, besides being responsible for the selection of reading
materials. Concluded that bibliotherapy should be studied, because it is more of a
playing field that professional librarian can act and contribute to the intellectual and
emotional development of children and adolescents.