Abstract:
Esta pesquisa se propõe analisar como é a orientação à pesquisa escolar na
biblioteca do IFRS, Campus Rio Grande aos alunos do PROEJA. O trabalho baseiase
no Documento Base do PROEJA, no Manifesto da UNESCO e nos argumentos
teóricos de Kelley Cristiane Gonçalves Dias Gasque e Elisabeth Adriana Dudziak. A
metodologia teve como base as respostas dos professores e bibliotecárias,
fornecidas através de questionários aplicados. O resultado indicou que há uma
necessidade da integração bibliotecário/professor/aluno, sugestão dos próprios
envolvidos na pesquisa. As bibliotecárias sugerem estímulo por parte dos
professores, a instigar a pesquisa no contexto didático das disciplinas e os
professores, indicam atividades de motivação e propostas de padronização; com a
finalidade de que os estudantes do PROEJA venham a usar a biblioteca escolar,
tendo segurança no desenvolvimento e na realização das atividades na pesquisa
escolar.
This research aims to analyze how to help the school in search of IFRS Library,
Campus of Rio Grande students PROEJA. The work is based on the Base Document
PROEJA in the Manifesto of UNESCO and the theoretical arguments of Kelley
Cristiane Gonçalves Dias Gasque and Elisabeth Adriana Dudziak,
The methodology was based on the responses of teachers and librarians provided
through questionnaires. The result indicated that there is a need for integration
librarian / teacher / student, the very suggestion involved in the research. The
librarians suggest stimulation by teachers, instigating research in the context of
teaching and disciplines teachers indicate motivational activities and proposals for
standardization; in order that the students PROEJA will use the school library, and
safety in the development and conduct of activities in the school survey.