Abstract:
O presente artigo trata de questões relevantes sobre o papel do
bibliotecário que atua nas escolas das diferentes redes de ensino da zona central de
Rio grande e como este profissional lida com as dificuldades encontradas. Trata da
importância de uma ação conjunta entre biblioteca e escola para que se possa
oferecer ao educando condições para que ele sinta motivação e prazer de incorporar
este espaço como ferramenta fundamental em seu processo de aprendizagem.
Apresenta os resultados obtidos através de formulários com perguntas fechadas
para as crianças e questionários semi-abertos para bibliotecários e equipe
pedagógica, fazendo uma análise de conteúdo a fim de saber o que pensam e
também através da observação para saber como atuam os agentes envolvidos neste
processo. Enfatiza que o profissional bibliotecário, ciente de sua importância como
agente facilitador no processo de alfabetização, desenvolva de forma plena suas
funções, independente dos recursos que lhe são oferecidos, levando em
consideração o real objetivo que lhe torna um profissional de extremo valor.
The present article deals with relevant questions about the librarian role,
the ones who act in schools located downtown in the city of Rio Grande and how
they cope with difficulties.It also deals with the unification between the library and the
school so the learner can feel motivated and pleased in incorporating this space into
a crucial tool in his/her learning process. It presents the results obtained through
questionnaires containing yes/no questions for children and semi- wh questions for
the librarians and the pedagogical staff, analysing the contents in order to know what
they think as well as an observation to investigate how the agents involved in the
process are acting. It also emphasizes that the professional librarian, aware of their
importance as a facilitator in the literacy process develop their work fully, regardless
the tools they are given and considering the real aim that makes them dignified and
worthy professionals.