Abstract:
Este estudo objetivou investigar a produção do conhecimento sobre marketing em bibliotecas nos
periódicos online na área da Ciência da Informação e Banco de Teses do Portal de Periódicos da
Capes no período de 1985 a 2011. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter
quantitativo e qualitativo, no qual possibilitou mostrar além do ano de maior produtividade na literatura
e contribuição dos autores, um mapeamento com o enfoque de cada um sobre o tema. Com um total
de 29 documentos recuperados, entende-se que o marketing necessita ser mais explorado na Ciência
da Informação, pois é um instrumento potencializador na aproximação da biblioteca com usuário.
This study aimed at investigating knowledge output on marketing in libraries in online periodicals
related to Information Science and the Bank of Theses of the Portal of Periodicals of Capes between
1985 and 2011. A literature review was performed, as well as a quantitative and qualitative research,
which evinced the most productive year in literature and author contribution. Besides, a mapping could
be made regarding the focus of each author on the theme. Having recovered 29 documents, it is
possible to conclude that marketing needs to be more explored in Information Science because it is a
potential instrument for approaching the library and the user.