Abstract:
A presente pesquisa objetiva investigar a contribuição dos estágios para a formação dos
egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) dos
anos de 2010 e 2011. A tipologia da pesquisa é descritiva e também explicativa, com
abordagem qualitativa e quantitativa, compreendendo uma população de 52 egressos, o
método utilizado foi o questionário estruturado no qual foi possível obter retorno de 32
questionários. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) Analisar a percepção do exaluno
quanto a experiência adquirida durante o estágio curricular; b) Verificar a opinião dos
egressos do curso de Biblioteconomia quanto á contribuição do estágio curricular e
extracurricular para a sua formação profissional; c) Analisar os benefícios e as dificuldades
encontradas pelos estudantes durante o estágio; d) Avaliar a disciplina de “Projeto de Estágio
Curricular” do curso de biblioteconomia; e)Identificar a parte teórica sobre o tema. Os
resultados apresentados permitem servir como um instrumento de avaliação para melhorias
posteriores e contribuir para estudos mais abrangentes da área.
This current research has the objective to investigate the contribution of the internship to the formation of who is
beginning in library course from Rio Grande Federal University from 2010 ans 2011 year. The research, about
the typology, is descriptive e explicative also. With a qualitative and quantitative view. In a group with 52(fifty
two) beginners, the instrument to do the data collection was the questionary very organized where was possible
to see the feedback of 32 (third two) questionary. The specific mean of this research: a) analyze the ex-student
perception, about his experience while the internship; b) Verify the opinion of the beginners in library course,
about the contribution of the internship and a internship-extra to his professional formation; c) Analyze the
benedicts and the difficulties found by the students while the internship; d) Valuate the discipline “ internship
project” from the Library Course; e) Identify the theoretical part about the theme. The results obtained allow to
serve as an instrument of evaluation to make the subsequent improvements and contribute with the most
complete studies in the area.