Abstract:
O presente estudo tem com objetivo entender a estrutura e distribuição dos
gastos em educação no estado do Rio Grande do Sul e analisar sua evolução
enquanto volume de recursos aplicados no setor. Avaliando o impacto destes
gastos no desempenho do Estado no IDEB. O trabalho apresenta os principais
conceitos e diretrizes teóricas relacionadas à educação básica além dos
programas e políticas educacionais direcionados para este nível de educação.
Para atingir os objetivos propostos neste estudo utiliza-se o método descritivo. O
método descritivo é adequado para realizar a análise da relação dos gastos
públicos em educação e o IDEB no estado do RS, uma vez que possibilita a
identificação e a natureza desta relação. Concluiu-se que o desempenho obtido
no IDEB, de 2007 a 2013, aliado ao persistente cenário de crise nas finanças do
estado, é preocupante quando se avalia as reais possibilidades de atingimento
das metas definidas para Rede Estadual de Ensino para os próximos anos.
This study aims to understand the structure and distribution of spending on
education in Rio Grande do Sul state and analyze its evolution as volume of funds
invested in the sector. Evaluating the impact of this spending on the State's
performance in IDEB. The paper presents the main concepts and theoretical
guidelines related to basic education in addition to the educational programs and
policies targeted to this level of education. To achieve the objectives proposed in
this study is used the descriptive method. The descriptive method is suitable to
perform the analysis of the relationship of public spending on education and the
IDEB in the State of RS, as it enables the identification and nature of this
relationship. It was concluded that the performance in the IDEB, 2007-2013,
coupled with the persistent crisis scenario in state finances is worrying when
evaluating the real possibilities of achievement of targets set for State Schools for
the coming years.