A paródia pós-moderna nos contos de João Melo

Loureiro, Diana Gonçalves

Abstract:

 
O presente trabalho visa à análise de contos de João Melo, escritor e poeta angolano, encontrados nas obras Filhos da Pátria (2001), O dia em que o Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida (2006) e O homem que não tira o palito da boca (2009). Ancorado principalmente nas teorias de Linda Hutcheon, o estudo do corpus de pesquisa procura demonstrar como conceitos como a paródia, a metaficção historiográfica e a ironia, presentes na teoria pós-moderna, comportamse na literatura angolana contemporânea. Levando em consideração que os contos selecionados fazem parte de um contexto ex-cêntrico, ou seja, fora do centro, cabe verificar a forma como a teoria pós-moderna manifesta-se na ficção de João Melo, refletindo os dilemas sociais enfrentados em um momento em que o país procura superar problemas gerados ainda no período de guerra civil, como a corrupção e o preconceito étnico.
 
The present work aims the analysis of the short stories published in the books Filhos da Pátria (2001), O dia em que o Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida (2006) and O homem que não tira o palito da boca (2009) by João Melo, an Angolan writer and poet. Based mainly on the theories by Linda Hutcheon, this research tries to demonstrate how some concepts such as parody, historiographic metafiction, and irony, found in the postmodern theory, work within the contemporary Angolan literature. Taking into account that the selected short stories are part of a context considered ex-centric, what is outside the centre, it is worth to verify the way how the postmodern theory is expressed in João Melo’s fiction, reflecting the social issues of a nation in a moment when the country tries to solve problems like corruption and ethnical prejudice, that have begun back in the civil war period.
 

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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)