Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar a presença do insólito enquanto traço
comum a diferentes gêneros ficcionais na escrita de contistas sul-rio-grandenses
contemporâneos. As obras analisadas são: Ovelhas que voam se perdem no céu (2001),
de Daniel Pellizzari, A mulher que comia dedos (2004), de Ítalo Ogliari, e Correnteza e
escombros (2012), de Olavo Amaral. A parte teórica é baseada nos estudos de Tzvetan
Todorov, Filipe Furtado e David Roas, entre outros, concernentes ao fantástico e seus
gêneros próximos. Além desses, contribuem também os escritos de Zygmunt Bauman
(1998) acerca das problemáticas da pós-modernidade.
This study aims to analyze the presence of the fictional uncommon in the writing of
contemporary short story writers from Rio Grande do Sul. The works analyzed are:
Ovelhas que voam se perdem no céu (2001), by Daniel Pellizzari, A mulher que comia
dedos (2004), written by Ítalo Ogliari, and Correnteza e escombros (2012), by Olavo
Amaral. The theoretical part is based on Tzvetan Todorov, Filipe Furtado and David
Roas’ studies, among others, concerning the Fantastic and its similar genres. In addition
to these, the writings of Zygmunt Bauman (1998) about the problems of postmodernity
also contribute to the analysis