A formação intimista feminina em Verão no Aquário, de Lygia Fagundes Telles

Ribeiro, Lucilene Canilha

Abstract:

 
Esta dissertação pretende analisar o romance Verão no aquário, de Lygia Fagundes Telles, à luz das teorias acerca do Bildungsroman. Parte-se do pressuposto de que o gênero do romance de formação sofreu diversas modificações ao longo de sua trajetória na literatura ocidental, e que, o romance de autoria feminina, ao tratar da formação da mulher, recorre a recursos estilísticos diferenciados dos demais. Mais especificamente, verifica-se como a autora brasileira compôs o seu segundo romance e, de que forma, esse se alinha a tradição do Bildungsroman.
 
Esta disertación pretende analisar la novela Verão no aquário, de Lygia Fagundes Telles, a la luz de las teorías acerca del Bildungsroman. Se parte del princípio de que el género de la novela de formación sofrió diversas modificaciones a lo largo de su percurso en la literatura occidental, y que, la novela de autoria feminina, al tratar de la formación de la mujer, recurre a recursos estilísticos distintos de los demás. Más especificamente, se verifica como la autora brasileña compuso su segunda novela y, de que forma, esa se agriega a la tradición del Bildungsroman.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)