Abstract:
Esta dissertação pretende analisar o romance Verão no aquário,
de Lygia Fagundes Telles, à luz das teorias acerca do Bildungsroman.
Parte-se do pressuposto de que o gênero do romance de formação sofreu
diversas modificações ao longo de sua trajetória na literatura ocidental, e
que, o romance de autoria feminina, ao tratar da formação da mulher,
recorre a recursos estilísticos diferenciados dos demais. Mais
especificamente, verifica-se como a autora brasileira compôs o seu
segundo romance e, de que forma, esse se alinha a tradição do
Bildungsroman.
Esta disertación pretende analisar la novela Verão no aquário, de
Lygia Fagundes Telles, a la luz de las teorías acerca del Bildungsroman.
Se parte del princípio de que el género de la novela de formación sofrió
diversas modificaciones a lo largo de su percurso en la literatura
occidental, y que, la novela de autoria feminina, al tratar de la formación
de la mujer, recurre a recursos estilísticos distintos de los demás. Más
especificamente, se verifica como la autora brasileña compuso su
segunda novela y, de que forma, esa se agriega a la tradición del
Bildungsroman.