Abstract:
Entre 2003 e 2008, o Brasil apresentou um positivo desempenho econômico em
meio a um cenário externo favorável, entretanto a partir da crise de 2008, o governo
brasileiro passou a adotar medidas anticíclicas a fim de minimizar os efeitos externos
da crise. Essas medidas objetivaram o incentivo da demanda agregada, o que
realmente sofreu um efeito positivo de curto prazo, entretanto essas políticas, além
de apresentar uma natureza limitada, podem levar a cenários futuros indesejados
para o desenvolvimento econômico, como o aumento da inadimplência e taxa
elevadas de inflação. Somado a isso, as medidas de incentivos de inovação e de
desenvolvimento tecnológico foram interrompidas pela crise ou não implementadas
de forma efetiva. Diante disto, a monografia se propõe a analisar os efeitos dessas
políticas de incentivo à demanda adotada no período a partir de uma análise da
indústria automotiva brasileira, uma das indústrias mais poderosas e receptoras de
incentivos governamentais, já que apresenta um caráter dinâmico e movimenta um
grande número de indústrias de base. Logo, para que a indústria automotiva cresça
e se desenvolva de forma sustentável, bem como os outros setores, o incentivo não
deve ser de cunho setorial, por tanto, temporário, deve ser de natureza permanente
e abrangente. Além disso, um incentivo da demanda terá resultados positivos com
os incentivos tecnológicos, inovadores e de qualificação do capital humano para
uma crescente exportação, levando a saldos positivos da balança comercial e,
consequentemente, maiores investimentos a partir de uma indústria mais
competitiva.
From 2003 to 2008, Brazil presented a positive economic performance
throughout a favorable external scenario, however, after the economic crises of
2008, the brazilian government started implementing demand-led growth policies in
order to minimize the external reflections of the crises. These policies objectivized the
aggregated demand ́s growth, which appeared to occur in short-run, nevertheless
they are limited over the eventually consequences, such as inflation and high
delinquent loans rate. In addition to it, the innovation and technology development
policies have been interrupted or has not been effectively implemented before the
economic crises. This monograph arise the effects of the demand-led growth policies’
performance upon the automobile industry performance throughout the period, one of
the most powerful and receptor of governmental incentives, besides of being
extremely dynamic for involving a high number of basic intermediate industries. Then
for its sustainable growth and development, and for other industries as well, the
policies should not be focused on few industries or focused on short-run results, they
should be permanent and expanded to all industries. Beyond that, the demand-led
growth policies will lead to positive and long-run results if innovative and technology
development policies are implemented in order to turn the industry more competitive
for increasing exports and leading the balance of payments to surpluses and,
consequently attracting investments to the sectors.