Uma análise da política econômica a partir do desempenho da indústria automotiva brasileira no cenário econômico de 2003-2014

Andreta, Rugieri Tomaso

Abstract:

 
Entre 2003 e 2008, o Brasil apresentou um positivo desempenho econômico em meio a um cenário externo favorável, entretanto a partir da crise de 2008, o governo brasileiro passou a adotar medidas anticíclicas a fim de minimizar os efeitos externos da crise. Essas medidas objetivaram o incentivo da demanda agregada, o que realmente sofreu um efeito positivo de curto prazo, entretanto essas políticas, além de apresentar uma natureza limitada, podem levar a cenários futuros indesejados para o desenvolvimento econômico, como o aumento da inadimplência e taxa elevadas de inflação. Somado a isso, as medidas de incentivos de inovação e de desenvolvimento tecnológico foram interrompidas pela crise ou não implementadas de forma efetiva. Diante disto, a monografia se propõe a analisar os efeitos dessas políticas de incentivo à demanda adotada no período a partir de uma análise da indústria automotiva brasileira, uma das indústrias mais poderosas e receptoras de incentivos governamentais, já que apresenta um caráter dinâmico e movimenta um grande número de indústrias de base. Logo, para que a indústria automotiva cresça e se desenvolva de forma sustentável, bem como os outros setores, o incentivo não deve ser de cunho setorial, por tanto, temporário, deve ser de natureza permanente e abrangente. Além disso, um incentivo da demanda terá resultados positivos com os incentivos tecnológicos, inovadores e de qualificação do capital humano para uma crescente exportação, levando a saldos positivos da balança comercial e, consequentemente, maiores investimentos a partir de uma indústria mais competitiva.
 
From 2003 to 2008, Brazil presented a positive economic performance throughout a favorable external scenario, however, after the economic crises of 2008, the brazilian government started implementing demand-led growth policies in order to minimize the external reflections of the crises. These policies objectivized the aggregated demand ́s growth, which appeared to occur in short-run, nevertheless they are limited over the eventually consequences, such as inflation and high delinquent loans rate. In addition to it, the innovation and technology development policies have been interrupted or has not been effectively implemented before the economic crises. This monograph arise the effects of the demand-led growth policies’ performance upon the automobile industry performance throughout the period, one of the most powerful and receptor of governmental incentives, besides of being extremely dynamic for involving a high number of basic intermediate industries. Then for its sustainable growth and development, and for other industries as well, the policies should not be focused on few industries or focused on short-run results, they should be permanent and expanded to all industries. Beyond that, the demand-led growth policies will lead to positive and long-run results if innovative and technology development policies are implemented in order to turn the industry more competitive for increasing exports and leading the balance of payments to surpluses and, consequently attracting investments to the sectors.
 

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  • ICEAC - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Economia