Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo dar continuidade à pesquisa desenvolvida em
minha especialização em História do Rio Grande do Sul, momento em que investiguei sobre as
formas de divulgação das leis abolicionistas, Ventre Livre, Sexagenários e Lei Áurea através da
imprensa rio-grandina do século XIX representada pelos periódicos Echo do Sul, Artista,
Comercial e Diário do Rio Grande. Dando continuidade à investigação, e partindo do pressuposto
de que o jornal pode ser utilizado em sala de aula como fonte de pesquisa histórica, busquei
verificar como esta fonte pode ser trabalhada com alunos do ensino fundamental de forma a
desenvolver sua consciência histórica. A pesquisa foi pautada em investigações na área da
Educação Histórica e na teoria da Consciência Histórica de Jörn Rüsen que investiga a
caracterização e os fundamentos do conhecimento histórico e sua relação com a vida prática,
buscando compreender como crianças e jovens aprendem história. Usei a metodologia de
pesquisa-ação privilegiando o trabalho com a interpretação da linguagem dos textos históricos e a
construção de narrativas por parte dos aprendizes de uma turma do 8º ano e uma turma de 8ª
série do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio Grande, nos dois últimos
meses de 2013. Constatei que é possível a construção do aprendizado de História a partir da
análise de matérias jornalísticas, comparando fontes e buscando a compreensão das
possibilidades do discurso dos jornais, bem como este trabalho pode ser realizado através das
tecnologias digitais de forma a torná-lo prazeroso para o estudante. Algumas considerações
podem ser apontadas, entre elas a necessidade do professor de história oportunizar condições de
aprendizagem que propiciem ao aluno sentir-se agente na construção do conhecimento e de um
ensino de história significativo, dando-lhe condições de compreender de forma mais profunda a
vida humana, bem como a necessidade da utilização, por parte dos professores, da narrativa
como forma de ensino-aprendizagem. Seria a utilidade prática da história.
This work aims to continue the research developed in my specialization in History of Rio
Grande do Sul, when I investigated about ways to disseminate the abolition laws, Free
Womb Law, Sexagenarian Law and the Áurea Law through the rio-grandina press, of the
Century XIX, represented by periodic Echo do Sul, Artista, Comercial and Diário of Rio
Grande. Continuing the investigation and assuming that the newspaper can be used in the
classroom as a source of historical research, I sought out verify how this source can be
worked with elementary students in order to develop their historical consciousness. The
research was based in the area of History Education and Historical Consciousness in the
theory of Jörn Rüsen that investigates the characterization and the foundations of
historical knowledge and its relation to practical life, trying to understand how children and
youth learn history. Used the methodology of action research focusing on working with the
interpretation of the language of historical texts and the construction of narratives of
apprentices in a class of 7th grade and a class of 8th grade of elementary education at a
public school in Rio Grande, in the last two months of 2013. I have found it is possible to
build the learning of history from the analysis of newspaper articles, comparing sources
and seeking to understand the possibilities of the discourse of newspapers, as well as this
work can be done through digital technologies in order to make it pleasurable for the
student. Some considerations can be identified, including the necessity of a history teacher
give learning conditions that provide the student feel agent in the construction of
knowledge and education for a meaningful history, giving the student a position to
understand more deeply the human life, as well as the need to use, by teachers, the
narrative as a way of teaching and learning. It would be the practical utility of history.