Abstract:
Iniciamos esta pesquisa a partir da compreensão que a aprendizagem dos saberes
históricos se realiza de diferentes formas, na maioria das vezes para além das salas
de aulas, e, está diretamente relacionada às instâncias em que se processa. Estas
instâncias são a acadêmica e a de circulação massiva, as quais possuem caracteres
distintos. Aprendizagem histórica, portanto, ocorre mediante três fatores: o primeiro
diz respeito à consciência histórica surgida no cotidiano, na práxis da vida, regida
pela cultura do individuo; o segundo relaciona-se a historiografia, ou seja, o modo
como as informações dos eventos históricos inscritos na mente dos homens é
transformada em história oficial, o que envolve métodos de pesquisa, referenciais
teóricos, argumentação e narrativa; o terceiro fator é próprio sistema escolar e a
forma com que se ensina história. Assim, o aprendizado histórico, emerge na
narrativa histórica, quando as operações mentais da experiência, da interpretação e
da orientação são realizadas, situação em que a história é apontada como
responsável pela orientação cultural na vida prática dos sujeitos. Deste modo,
objetivamos nesta pesquisa analisar as relações dialéticas entre uma cultura
histórica construída através da historiografia sobre os conceitos de coronelismo e
clientelismo e a narrativa desses conceitos na telenovela Gabriela e essa como meio
de massificação da aprendizagem Histórica. Para isso, adotamos o método do
estudo de casos múltiplos, o qual foi suportado nas técnicas de entrevista e da
análise de conteúdo. Obtivemos duas categorias de aprendizagem histórica nas
narrativas dos participantes: 1) Coronelismo/ clientelismo e 2) Sociedade.
Concluímos que as cenas apresentadas em Gabriela em sua maioria convergiram
para os apontamentos da historiografia, portanto qualificando-a como uma narrativa
histórica. Esta narrativa foi decodificada pelos telespectadores em conformidade
com sua própria cultura e permitiu a construção de saberes que se apresentaram
interligados nas falas dos participantes. As operações mentais da experiência,
interpretação e orientação foram processadas de forma distinta entre os sujeitos do
grupo amostral, fator que evidenciou a individualidade do aprendizado de cada
participante. Dessa forma, o contato com esta representação televisiva do passado,
possibilitou-lhes aquisição do conteúdo histórico, o qual foi ressignificado de modo a
possibilitar a compreensão do presente e a criar expectativas de futuro, definindo a
ação dos participantes em sua práxis cotidiana.
We began this research from the understanding that learning of historical knowledge
is realized in different ways, most often beyond the classroom, and is directly related
to instances in which proceeds. These instances are the academic and the mass
movement, which have distinct characters. Historical learning therefore occurs by
three factors: the first concerns the historical consciousness arising in daily life, in the
praxis of life, governed by the individual culture; the second relates to the
historiography, that is, how the information of historical events inscribed in the minds
of men is transformed into official story, which involves research methods, theoretical
frameworks, argument and narrative; the third factor is the school system itself and
the way history is taught. Thus the historical learning, emerges in the historical
narrative, when the mental operations of experience, interpretation and guidance are
performed, in which the story is seen as responsible for cultural orientation in
practical life of the subjects. Thus, this study aimed to analyze the dialectical
relationship between a historical culture built through the historiography on the
concepts of colonels and clientelism and the narrative of these concepts in the soap
opera Gabriela and that as a means of mass of the Historical learning. For this, we
adopt the method of study of multiple cases, which was supported on interview
techniques and content analysis. We obtained two categories of historical learning in
the narratives of the participants: 1) Coronelismo / clientelism and 2) Society. We
conclude that the scenes presented in Gabriela mostly converged to the notes of
historiography thus qualifying it as a historical narrative. This narrative was decoded
by viewers in accordance with their own culture and allowed the construction of
knowledge that had interconnected in the speeches of the participants. Mental
experience of operations, interpretation and guidance were processed differently
among the subjects of the sample group, a factor that showed the individuality of the
learning of each participant. Thus, contact with this television representation of the
past, enabled them to acquire the historical content, which was reframed to enable
the understanding of the present and the future create expectations by setting the
action of the participants in their everyday practice.