Abstract:
O presente trabalho pretende analisar o conflito entre o protagonista do romance de Lima
Barreto Triste fim de Policarpo Quaresma e o seu mundo, o mundo que representa
ficcionalmente o Rio de Janeiro da Primeira República, tendo como referencial teórico A
teoria do romance, de Georg Lukács. Busca-se aplicar ao herói Policarpo Quaresma dois
conceitos elaborados nesta obra: o conceito de heroísmo problemático e o conceito de
idealismo abstrato. Policarpo Quaresma será entendido, portanto, como um herói
problemático, sujeito a um idealismo abstrato que o coloca em descompasso com a realidade
concreta em que vive, o que lhe configura, perante as demais personagens do meio que o
circunda, a imagem de um “visionário. Como, de acordo com Georg Lukács, o herói
problemático, que se encontra em conflito com o seu mundo, surge com o romance na
modernidade, este estudo visa ressaltar o caráter moderno da obra ficcional de Lima Barreto,
buscando contribuir para sua reinserção no sistema literário brasileiro como obra própria,
produção autônoma, para além do epíteto de pré-modernista.
This study intends to analyze the conflict between the main character of Lima Barreto’s novel
The Patriot and his world, which is fictional Rio de Janeiro of the First Republic. The
theoretical framework used in this paper is from The theory of the novel by Georg Lukács.
Two concepts are applied to the hero Policarpo Quaresma: the concept of problematic
heroism and the concept of abstract idealism. Policarpo Quaresma is, thus, understood as a
problematic hero who is subject to an abstract idealism that puts him in conflict with the real
world in which he lives. As a result, he seems to be a visionary among the characters that
surround him. According to Georg Lukács, such hero appears for the first time in modern
novels. That is why this study intends to highlight the modern aspect of Lima Barreto’s
fiction. It is also an attempt to cooperate for the redefinition of Barreto’s role in the Brazilian
literary system and since it has its own literary value, it goes beyond the Brazilian Premodernism
epithet.