Abstract:
A concepção de avaliação de desempenho dos trabalhadores da enfermagem, na maioria
das vezes, é a de um ato de julgamento entre o certo e o errado, relacionado às ações e
posturas desenvolvidas no contexto do seu trabalho. A avaliação de desempenho, no
entanto, pode ser visualizada pelos trabalhadores como um importante instrumento que
favorece o feedback do fazer profissional, desafiando-os a olharem para si mesmos, para
o desenvolvimento de suas atribuições profissionais, proporcionando um real
entendimento de sua importância na sociedade. Assim tem-se como objetivo geral
conhecer a percepção dos trabalhadores da enfermagem de um Hospital Universitário
localizado no extremo sul do Rio Grande do Sul (HU) acerca da sistemática da
avaliação dos servidores públicos vivenciada na instituição e como objetivo específico
conhecer a percepção dos trabalhadores da enfermagem do HU acerca da sistemática da
avaliação dos servidores públicos no período do estágio probatório, adotada na
instituição. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo exploratória,
desenvolvida com 70 trabalhadores de enfermagem. Para a coleta de dados utilizou-se a
técnica de entrevista. Mediante a análise textual discursiva, construíram-se duas
categorias: A avaliação do desempenho na concepção de trabalhadores da enfermagem e
Serviço público: representatividade para o serviço da enfermagem. A avaliação do
desempenho do servidor público pode ser influenciada pelo período de estágio
probatório, pela sua vulnerabilidade na instituição, com possibilidade de conquistar a
estabilidade ou perdê-la. Decorrido o período probatório, alguns trabalhadores
modificam seu comportamento, demonstrando, por vezes, falta de comprometimento
com seu fazer. No entanto, tal mudança pode estar relacionada com a cultura
organizacional existente na instituição pública e, ainda, com um aparente
descontentamento dos trabalhadores na realização da avaliação de desempenho, por não
receberem um retorno significativo de cada avaliação. Pensar a sistemática de avaliação
de desempenho com os trabalhadores da enfermagem significou a possibilidade de
desencadear um processo de discussão e de reflexão sobre os diferentes modos de ser e fazer a enfermagem.
The design of performance evaluation of nursing workers, most often, is an act of
judgment between right and wrong, and attitudes related to actions taken in the context
of their work. A performance evaluation, however, can be viewed by workers as an
important tool that helps make the feedback of professional, challenging them to look at
themselves, to develop their professional assignments, providing a real understanding of
its importance in society. So has the general objective: the perception of nursing
workers at a University Hospital located in southern Rio Grande do Sul (HU) on the
systematic evaluation of public servants lived in the institution and, as a specific
objective: to know workers' perception of nursing HU on the systematic evaluation of
civil servants during the probationary period, the institution adopted. This is a survey of
exploratory qualitative approach, developed with 70 nursing staff. To collect the data
we used the interview technique. By analyzing textual discourse, built up two
categories: Performance evaluation in the design of nursing workers and public service:
the service representative for nursing. Assessing the performance of public servants can
be influenced by the period of probation by their vulnerability in the institution, with the
possibility of winning the stability or lose it. After the probationary period, some
workers change their behavior, showing sometimes a lack of commitment to their cause.
However, such change may be related to the organizational culture that exists in public
institution and also with an apparent discontent of workers in the implementation of
performance assessment, which did not receive a significant return of each assessment.
Thinking systematic performance evaluation with nursing workers meant the possibility
of triggering a process of discussion and reflection on the different ways of being and
doing nursing.
El diseño de la evaluación del desempeño de los trabajadores de enfermería, por lo
general, es un acto de juicio entre el bien y el mal, y actitudes relacionadas con las
medidas adoptadas en el contexto de su labor. Una evaluación del desempeño, sin
embargo, puede ser visto por los trabajadores como una herramienta importante que
ayuda a que las votaciones de profesionales, desafiándolos a mirarse a sí mismos, a
desarrollar sus tareas profesionales, proporcionando una comprensión real de su
importancia en la la sociedad. Así que tiene como objetivo general: la percepción de los
trabajadores de enfermería de un hospital universitario situado en el sur de Rio Grande
do Sul (HU) sobre la evaluación sistemática de los funcionarios públicos vivido en la
institución y, como objetivo específico: conocer percepción de los trabajadores de
enfermería HU en la evaluación sistemática de los funcionarios públicos durante el
período de prueba, la institución adoptó. Se trata de un estudio exploratorio de abordaje
cualitativo, desarrollado con el personal de enfermería 70. Para recolectar los datos se
utilizó la técnica de entrevista. Mediante el análisis de discurso textual, construido dos
categorías: la evaluación del desempeño en el diseño de los trabajadores de enfermería y
servicio público: el representante del servicio de enfermería. Evaluación del desempeño
de los funcionarios públicos pueden ser influenciados por el período de libertad
condicional por su vulnerabilidad en la institución, con la posibilidad de ganar la
estabilidad o perderlo. Después del período de prueba, algunos trabajadores de cambiar
su comportamiento, mostrando a veces una falta de compromiso con su causa. Sin
embargo, este cambio puede estar relacionado con la cultura organizacional que existe
en las instituciones públicas y también con un evidente descontento de los trabajadores
en la aplicación de la evaluación del desempeño, que no ha recibido un importante
retorno de cada evaluación. Pensando evaluación realización sistemática con los
trabajadores de enfermería significaba la posibilidad de desencadenar un proceso de
discusión y reflexión sobre las diferentes maneras de ser y de hacer de enfermería.