O colégio Pedro II e os livros didáticos

Kreniski, Gislania Carla Potratz

Abstract:

 
O presente trabalho investiga a análise dos critérios de seleção e escolha do livro didático de História pelos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, no período entre 2010-2012, período dos processos de escolha do livro didático, promovidos pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e o Programa Nacional do Livro do Ensino Médio. Através da análise dos critérios de seleção do livro didático de história, dos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, propomos compreender os processos educativos formais e não formais que envolvem o fazer docente, nesse caso a própria elaboração do currículo, e as influências do livro didático diretamente nos contextos educacionais, com base nas pesquisas que visam habilitar o historiador-docente a ter capacidade de auxiliar o ensino dos discentes de forma a contribuir significativamente para um ensino pautado em métodos e pesquisas que possibilitem o próprio historiador-docente a desenvolver seu trabalho não somente através de pesquisas, mas também práticas, alcançando a práxis de um currículo pautado em pesquisas historiográficas.
 
This paper investigates the analysis of the criteria for selection and choice of textbook history teachers in the public education Colegio Pedro II the city of Rio de Janeiro , in the period from 2010-2012 , a period of procedures for choosing the textbook promoted by the National Textbook Program - PNLD and the National Book Program of High School . Through the analysis of the criteria for selection history textbook , teachers in the public education Colegio Pedro II the city of Rio de Janeiro understand the formal and non-formal educational processes that involve the teacher do in this case the very elaboration of curriculum, and the influences of the textbook directly in educational contexts , based on research that will enable the historian -teaching staff to be able to help teach the students to contribute to teaching based on research and methods that enable the historian himself -teaching staff to develop their work not only through research , but also practical , allowing the fabrication of a curriculum guided by historiographical research.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História