dc.contributor.advisor |
Senna, Adriana Kivanski de |
|
dc.contributor.author |
Kreniski, Gislania Carla Potratz |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-20T16:43:49Z |
|
dc.date.available |
2016-08-20T16:43:49Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
KRENISKI, Gislania Carla Potratz. O colégio Pedro II e os livros didáticos. 2014. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6375 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho investiga a análise dos critérios de seleção e escolha do livro didático de
História pelos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de
Janeiro, no período entre 2010-2012, período dos processos de escolha do livro didático,
promovidos pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e o Programa Nacional do Livro do
Ensino Médio. Através da análise dos critérios de seleção do livro didático de história, dos
professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, propomos
compreender os processos educativos formais e não formais que envolvem o fazer docente, nesse
caso a própria elaboração do currículo, e as influências do livro didático diretamente nos contextos
educacionais, com base nas pesquisas que visam habilitar o historiador-docente a ter capacidade de
auxiliar o ensino dos discentes de forma a contribuir significativamente para um ensino pautado em
métodos e pesquisas que possibilitem o próprio historiador-docente a desenvolver seu trabalho não
somente através de pesquisas, mas também práticas, alcançando a práxis de um currículo pautado
em pesquisas historiográficas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper investigates the analysis of the criteria for selection and choice of textbook
history teachers in the public education Colegio Pedro II the city of Rio de Janeiro , in the period
from 2010-2012 , a period of procedures for choosing the textbook promoted by the National
Textbook Program - PNLD and the National Book Program of High School . Through the analysis
of the criteria for selection history textbook , teachers in the public education Colegio Pedro II the
city of Rio de Janeiro understand the formal and non-formal educational processes that involve the
teacher do in this case the very elaboration of curriculum, and the influences of the textbook directly
in educational contexts , based on research that will enable the historian -teaching staff to be able to
help teach the students to contribute to teaching based on research and methods that enable the
historian himself -teaching staff to develop their work not only through research , but also practical ,
allowing the fabrication of a curriculum guided by historiographical research. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Colégio Pedro II |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação História |
pt_BR |
dc.subject |
Pedro II school |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching historical |
pt_BR |
dc.subject |
History education |
pt_BR |
dc.title |
O colégio Pedro II e os livros didáticos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |