Facilitadores e barreiras para o desempenho de atividades por idosos que frequentam uma universidade aberta

Vidal, Danielle Adriane Silveira

Abstract:

 
Este estudo teve como objetivos: analisar fatores decorrentes da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde que atuam como facilitadores ou barreiras para o desempenho de atividades dos idosos que frequentam uma Universidade Aberta à Terceira Idade; propor ações de enfermagem/saúde para melhor aproveitamento do desempenho de atividades dos idosos que frequentam uma universidade aberta. Tratou-se de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Na coleta de dados, realizada em janeiro de 2014, utilizou-se a técnica Snowball (Bola de Neve) para inserir os dez participantes do estudo, aos quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com a utilização de um formulário de pesquisa construído a partir dos domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: Atividades/Participação e Fatores Contextuais. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. Foram respeitados os aspectos éticos abordados na resolução 466/2012, obtendo-se o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa número 104/2013. Como categorias do estudo foram identificadas: Elementos facilitadores para o desempenho de atividades pelos idosos que frequentam uma Universidade Aberta à Terceira Idade; Elementos que servem como barreiras para o desempenho de atividades dos idosos que frequentam uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Estas categorias possibilitaram a construção de propostas de enfermagem/saúde para melhor aproveitamento do desempenho de atividades de idosos que frequentam uma universidade aberta a terceira idade. Este estudo poderá propiciar um novo olhar ao desempenho das atividades e funcionalidade dos idosos, com a utilização de alguns elementos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, além de direcionar o cuidado de enfermagem a outro campo de atuação dos enfermeiros que diz respeito às Universidades Abertas à Terceira Idade.
 
This study had as objectives: to analyze factors resulting from the International Classification of Functionality, Incapacity and Health which acts as facilitators or barriers to a performance of elderly’s activities who attend an Open University for Seniors; to propose actions of nursing/health in order to have a better use of activities for elderly who attend an open university. It was a qualitative research, an exploratory and descriptive one. Data collection was performed in January 2014, it was used the technique of Snowball to insert the ten participants of the study. It was also applied semi structured interviews using a research form which was proposed from the domains of the International Classification of Functionality, Incapacity and Health: Activities/Participation and Context Factors. Data were analyzed based on Textual Discourse Analysis. Ethical aspects were attended as addressed in the resolution 466/2012, obtaining the acceptance from the Ethical Committee in Research number 104/2013. As study categories it was identified: Facilitators elements to the performance of activities by elderly who attend an Open University for Seniors; Elements that serve as barriers for the performance of elderly’s activities who attend an Open University for Seniors. These categories enabled the construction of proposals of nursing/health to have a better use of activities for elderly who attend an open university. This study may provide a new view to the use of activities and functionality of elderly, using some elements of the International Classification of Functionality, Incapacity and Health, besides guiding the nursing care to other areas of practices for nurses regarding the Open University for Seniors.
 
Este estudio tuvo como objetivos: analizar factores derivados de la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Incapacidad y Salud que actuan como facilitadores o barreras para el desempeño de actividades de ancianos que frecuentan una Universidad Abierta a la Tercera Edad; proponer acciones de enfermería/salud para mejor aprovechamiento del desempeño de actividades de los ancianos que frecuentan una universidad abierta. Este fue un estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo. En la recopilación de datos, realizada en enero de 2014, se utilizó la técnica Bola de Nieve (Snowball) para la inserción de los diez participantes en el estudio, que se llevaron a cabo entrevistas semiestructuradas con el uso de un formulario de investigación construido a partir de los dominios de la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Incapacidad y Salud: Actividades/Participación y Factores Contextuales. Los datos fueron analizados con base en el Análisis Textual Discursiva. Fueron respectados las cuestiones éticas abordadadas en la resolución 466/2012, con parecer de aprobación del Comité de Ética en Investigación número 104/2013. Como categorías del estudio fueron identificadas: Elementos facilitadores para el desempeño de actividades por los ancianos que frecuentan una Universidad Abierta a la Tercera Edad; Elementos que sirven como barreras para el desempeño de las actividades de los ancianos que frecuentan una Universidad Abierta a la Tercera Edad. Estas categorías permitieron la construcción de propuestas de enfermería/salud para mejor aprovechamiento del desempeño de actividades de ancianos que frecuentan una universidad abierta a la tercera edad. Estas categorías permitieron la construcción de propuestas de enfermería/salud para mejor aprovechamiento del desempeño de actividades de ancianos que frecuentan una universidad abierta a la tercera edad. Este estudio puede aportar un nuevo mirar al desempeño de las actividades y funcionalidad de los ancianos, con el uso de algunos elementos de la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Incapacidad y Salud, además de la atención de enfermería a otro campo de actuación de los enfermeros en relación con Universidades Abiertas a la Tercera Edad.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)