dc.contributor.advisor |
Santos, Silvana Sidney Costa |
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dc.contributor.advisor |
Barlem, Edison Luiz Devos |
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dc.contributor.author |
Vidal, Danielle Adriane Silveira |
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dc.date.accessioned |
2016-08-22T18:20:17Z |
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dc.date.available |
2016-08-22T18:20:17Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
VIDAL, Danielle Adriane Silveira. Facilitadores e barreiras para o desempenho de atividades por idosos que frequentam uma universidade aberta. 71 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6380 |
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dc.description.abstract |
Este estudo teve como objetivos: analisar fatores decorrentes da Classificação
Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde que atuam como
facilitadores ou barreiras para o desempenho de atividades dos idosos que
frequentam uma Universidade Aberta à Terceira Idade; propor ações de
enfermagem/saúde para melhor aproveitamento do desempenho de atividades dos
idosos que frequentam uma universidade aberta. Tratou-se de pesquisa qualitativa,
do tipo exploratória e descritiva. Na coleta de dados, realizada em janeiro de 2014,
utilizou-se a técnica Snowball (Bola de Neve) para inserir os dez participantes do
estudo, aos quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com a utilização de
um formulário de pesquisa construído a partir dos domínios da Classificação
Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: Atividades/Participação e
Fatores Contextuais. Os dados foram analisados com base na Análise Textual
Discursiva. Foram respeitados os aspectos éticos abordados na resolução 466/2012,
obtendo-se o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa número
104/2013. Como categorias do estudo foram identificadas: Elementos facilitadores
para o desempenho de atividades pelos idosos que frequentam uma Universidade
Aberta à Terceira Idade; Elementos que servem como barreiras para o desempenho
de atividades dos idosos que frequentam uma Universidade Aberta à Terceira Idade.
Estas categorias possibilitaram a construção de propostas de enfermagem/saúde
para melhor aproveitamento do desempenho de atividades de idosos que
frequentam uma universidade aberta a terceira idade. Este estudo poderá propiciar
um novo olhar ao desempenho das atividades e funcionalidade dos idosos, com a
utilização de alguns elementos da Classificação Internacional de Funcionalidade,
Incapacidade e Saúde, além de direcionar o cuidado de enfermagem a outro campo
de atuação dos enfermeiros que diz respeito às Universidades Abertas à Terceira
Idade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study had as objectives: to analyze factors resulting from the International
Classification of Functionality, Incapacity and Health which acts as facilitators or
barriers to a performance of elderly’s activities who attend an Open University for
Seniors; to propose actions of nursing/health in order to have a better use of
activities for elderly who attend an open university. It was a qualitative research, an
exploratory and descriptive one. Data collection was performed in January 2014, it
was used the technique of Snowball to insert the ten participants of the study. It was
also applied semi structured interviews using a research form which was proposed
from the domains of the International Classification of Functionality, Incapacity and
Health: Activities/Participation and Context Factors. Data were analyzed based on
Textual Discourse Analysis. Ethical aspects were attended as addressed in the
resolution 466/2012, obtaining the acceptance from the Ethical Committee in
Research number 104/2013. As study categories it was identified: Facilitators
elements to the performance of activities by elderly who attend an Open University
for Seniors; Elements that serve as barriers for the performance of elderly’s activities
who attend an Open University for Seniors. These categories enabled the
construction of proposals of nursing/health to have a better use of activities for
elderly who attend an open university. This study may provide a new view to the use
of activities and functionality of elderly, using some elements of the International
Classification of Functionality, Incapacity and Health, besides guiding the nursing
care to other areas of practices for nurses regarding the Open University for Seniors. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudio tuvo como objetivos: analizar factores derivados de la Clasificación
Internacional de Funcionalidad, Incapacidad y Salud que actuan como facilitadores
o barreras para el desempeño de actividades de ancianos que frecuentan una
Universidad Abierta a la Tercera Edad; proponer acciones de enfermería/salud para
mejor aprovechamiento del desempeño de actividades de los ancianos que
frecuentan una universidad abierta. Este fue un estudio cualitativo, exploratorio y
descriptivo. En la recopilación de datos, realizada en enero de 2014, se utilizó la
técnica Bola de Nieve (Snowball) para la inserción de los diez participantes en el
estudio, que se llevaron a cabo entrevistas semiestructuradas con el uso de un
formulario de investigación construido a partir de los dominios de la Clasificación
Internacional de Funcionalidad, Incapacidad y Salud: Actividades/Participación y
Factores Contextuales. Los datos fueron analizados con base en el Análisis Textual
Discursiva. Fueron respectados las cuestiones éticas abordadadas en la resolución
466/2012, con parecer de aprobación del Comité de Ética en Investigación número
104/2013. Como categorías del estudio fueron identificadas: Elementos facilitadores
para el desempeño de actividades por los ancianos que frecuentan una Universidad
Abierta a la Tercera Edad; Elementos que sirven como barreras para el desempeño
de las actividades de los ancianos que frecuentan una Universidad Abierta a la
Tercera Edad. Estas categorías permitieron la construcción de propuestas de
enfermería/salud para mejor aprovechamiento del desempeño de actividades de
ancianos que frecuentan una universidad abierta a la tercera edad. Estas categorías
permitieron la construcción de propuestas de enfermería/salud para mejor
aprovechamiento del desempeño de actividades de ancianos que frecuentan una
universidad abierta a la tercera edad. Este estudio puede aportar un nuevo mirar al
desempeño de las actividades y funcionalidad de los ancianos, con el uso de
algunos elementos de la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Incapacidad
y Salud, además de la atención de enfermería a otro campo de actuación de los
enfermeros en relación con Universidades Abiertas a la Tercera Edad. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Idoso |
pt_BR |
dc.subject |
Classificação Internacional de Funcionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Incapacidade e Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Educação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação Geriátrica |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Elderly |
pt_BR |
dc.subject |
International Classification of Functionality |
pt_BR |
dc.subject |
Incapacity and Health |
pt_BR |
dc.subject |
Continuous Education |
pt_BR |
dc.subject |
Geriatric Evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Anciano |
pt_BR |
dc.subject |
Clasificación Internacional de Funcionalidad |
pt_BR |
dc.subject |
Incapacidad y Salud |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Continua |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluación Geriátrica |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería |
pt_BR |
dc.title |
Facilitadores e barreiras para o desempenho de atividades por idosos que frequentam uma universidade aberta |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Enhancer and barriers to the performance of activities for senior citizens attending an open university |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Potenciador y barreras para el rendimiento de actividades para personas mayores que asisten a una universidad abierta |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |