Abstract:
Refletir sobre o ensino de História é uma tarefa complexa, pois convivemos com
diversos entendimentos sobre a prática docente. Além disso, esse pensar sobre a docência
implica em abordar uma rede de relações composta por aspectos como a formação, a postura
aceita e socialmente esperada de um professor(a) e as políticas voltadas à educação, por
exemplo. Nesse sentido a presente pesquisa buscou contribuir para a discussão sobre a práxis
do professor(a) de História a partir da trajetória e produção intelectual de Jonathas Serrano.
Analisando sua atuação profissional pudemos perceber que ensino e pesquisa foram âmbitos
que compunham o seu fazer cotidiano, o que nos proporcionou suporte para afirmar que
Serrano ocupou um lugar entre a ciência e docência que influenciou suas propostas, as quais
apresentam uma articulação entre conteúdo, aspectos da epistemologia da História e
concepções pedagógicas.
Reflect on the teaching of history is a complex task, because we live with different
understandings about teaching practice. Also, think about this teaching approach involves a
network of relations formed by aspects such as training, posture socially accepted and
expected of a teacher and policies related to education, for example. In this sense the present
study sought to contribute to the discussion on the practice of the teacher history through the
lives and intellectual production of Jonathan Serrano. Analyzing their professional
performance we realize that teaching and research were spheres that comprised their daily
lives do, which provided support for the claim that Serrano took a place between science and
teaching has influenced your proposals, coordinating content, aspects of the history and
epistemology pedagogical conceptions.