Abstract:
O presente trabalho descreve uma proposta de atividade educacional direcionada
para professores de Matemática, envolvendo situações-problema no ensino
de Matemática Financeira para ser aplicado com alunos do Ensino Médio. Tais
atividades tem como objetivo fornecer um contexto real, no qual o estudante esteja
inserido. O trabalho se divide em quatro partes: a introdução de uma situaçãoproblema
envolvendo juros simples, o conhecimento matemático, a resolução da
situação-problema e a proposta de atividade educacional. Diferenciando-se do que
usualmente é encontrado nos livros didáticos, a proposta aqui apresentada propõe
estudar conteúdos matemáticos de forma articulada, envolvendo o conceito de
porcentagem vinculado com funções lineares e juros simples com função afim e progressão
aritmética. Dessa forma, é apresentada uma sequência de aulas envolvendo
situações-problema através de atividades, adequadas para os alunos.
This paper describes a proposed educational activity directed to teachers of
mathematics, problem situations involving the teaching of Financial Mathematics
to be applied to high school students. Such activities aims to provide a real context
in which the student is inserted. The work is divided into four parts: the introduction
of a problem situation involving simple interest, mathematical knowledge, the
resolution of the problem situation and the proposed educational activity. Differentiating
themselves from what is usually found in textbooks, the proposal presented
here proposes studying mathematical content in a coordinated manner involving the
concept of percentage linked with linear functions, simple interest linked with affine
function and arithmetic progression. Thus, it is presented a sequence of lessons
involving problem situations through activities appropriate for students.