Show simple item record

dc.contributor.advisor Bellicanta, Leandro Sebben
dc.contributor.author Saadi, Alessandro da Silva
dc.date.accessioned 2016-09-05T16:46:14Z
dc.date.available 2016-09-05T16:46:14Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation SAADI, Alessandro da Silva. Situações-problema no ensino de matemática financeira. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6487
dc.description.abstract O presente trabalho descreve uma proposta de atividade educacional direcionada para professores de Matemática, envolvendo situações-problema no ensino de Matemática Financeira para ser aplicado com alunos do Ensino Médio. Tais atividades tem como objetivo fornecer um contexto real, no qual o estudante esteja inserido. O trabalho se divide em quatro partes: a introdução de uma situaçãoproblema envolvendo juros simples, o conhecimento matemático, a resolução da situação-problema e a proposta de atividade educacional. Diferenciando-se do que usualmente é encontrado nos livros didáticos, a proposta aqui apresentada propõe estudar conteúdos matemáticos de forma articulada, envolvendo o conceito de porcentagem vinculado com funções lineares e juros simples com função afim e progressão aritmética. Dessa forma, é apresentada uma sequência de aulas envolvendo situações-problema através de atividades, adequadas para os alunos. pt_BR
dc.description.abstract This paper describes a proposed educational activity directed to teachers of mathematics, problem situations involving the teaching of Financial Mathematics to be applied to high school students. Such activities aims to provide a real context in which the student is inserted. The work is divided into four parts: the introduction of a problem situation involving simple interest, mathematical knowledge, the resolution of the problem situation and the proposed educational activity. Differentiating themselves from what is usually found in textbooks, the proposal presented here proposes studying mathematical content in a coordinated manner involving the concept of percentage linked with linear functions, simple interest linked with affine function and arithmetic progression. Thus, it is presented a sequence of lessons involving problem situations through activities appropriate for students. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Situação-problema pt_BR
dc.subject Juro simples pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Problem situation pt_BR
dc.subject Simple interest pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.title Situações-problema no ensino de matemática financeira pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
  • Show simple item record