Abstract:
Atualmente, o indivíduo está rodeado por inúmeros discursos sociais, e o trabalho
literário é a maneira pela qual o escritor demonstra um ponto de vista. Essa
característica define a literatura como uma ferramenta ideológica, negando sua
existência como produção imparcial, característica que adiciona a qualquer produto
literário um significado social. A ideologia do autor não é expressa somente através
da narração, ela também é percebida pelo manejo com que ele/ela lida com os
componentes estruturais do texto. Como qualquer prática social, o gênero literário é
passível de mudanças em sua estrutura, acarretando novos significados. Levando
em conta esse aspecto do discurso literário, esta dissertação irá observar no texto
autobiográfico Bobbi Lee: Indian Rebel, de Lee Maracle, como a presença de traços
oriundos da contação de estória altera a estrutura do texto autobiográfico, conforme
definido por Philippe Lejeune, incorporando características do Künstlerroman. Junto
a isso, serão observadas as ações da protagonista em busca de uma nova
perspectiva que lhe possibilite definir-se como mulher indígena, em oposição ao
comportamento de sua mãe e sua irmã Joyce. Através de sua trajetória pessoal, a
protagonista mostra os esforços dos ameríndios para terem reconhecido seu lugar
como sujeito político no Canadá.
The literary work is the discursive way by which a writer expresses his/her point of
view. This feature defines literature as an ideological medium, and not as an impartial
creation, adding to any literary production a social meaning. The author’s ideology is
not only showed by the narrative, it is also expressed by the manner in which s/he
deals with the structural components of the text, that is, the genre in which the text is
written. As a social product, a genre is passive of changes in its structure, adding
new meanings. Considering this fact of the literary genre, the following dissertation
analyzes how the presence of oratory in the autobiography Bobbi Lee: Indian Rebel,
by Lee Maracle, changes the structure of the autobiographic text, as defined by
Phillipe Lejeune, and incorporates characteristics of the Künstlerroman. Also, we will
analyze the protagonist’s actions in order to find a new way to define herself as a
Native woman, in opposition to the behavior of her mother and her sister Joyce. By
her personal search, the main character shows the efforts of many Native people for
recognition as political subjects in Canada.