Arquitetura e patrimônio no ensino de história: uma leitura a partir da igreja Nossa Senhora do Carmo

Pinto, Samantha Ávila

Abstract:

 
A presente investigação se insere na linha de pesquisa História, pesquisa e vivências de ensino aprendizagem. Buscamos defender a ideia de que o estudo da Educação Patrimonial através da arquitetura se constitui como campo de possibilidades para a (re) significação do ensino de História e da compreensão da história local e, por conseguinte da história de cada indivíduo. A pesquisa justifica-se em virtude da relevância que os bens arquitetônicos têm a contribuir no ensino de História, no entendimento dos processos de mudanças e transformações pelos quais passa o local que esta se encontra. Suas modificações estruturais, usos e desusos são como páginas escritas e expostas a céu aberto, para todo aquele que queira observar e investigar o possa e o faça. Ressaltamos a utilização da abordagem de cunho qualitativo, com foco nos processos apresentados na metodologia da Educação Patrimonial, difundida no Brasil por Horta, sendo a presente investigação uma possibilidade que se integra aos já conhecidos caminhos que percorrem as atividades de Educação Patrimonial nas escolas. A partir da pesquisa histórica acerca da Igreja do Carmo, bem arquitetônico do Rio Grande, desenvolveram-se oficinas patrimonias com 35 alunos do Ensino Fundamental II, a fim de que os objetivos propostos através da educação patrimonial fossem alcançados e por fim disponibilizar a educadores e pesquisadores da área, os resultados, a pesquisa e o material paradidático elaborado a partir das ações da pesquisa.
 
This research fits into the line of research history, research and teaching and learning experiences. We seek to defend the idea that the study of heritage education through architecture is constituted as a field of possibilities for (re) History teaching meaning and understanding of local history and therefore the history of each individual. The research is justified because of the relevance of the architectural goods have to contribute to the teaching of history, the understanding of change and transformation processes through which passes the place this is. Its structural modifications, uses and disuses are like pages written and exposed in the open for everyone who wants to observe and investigate the can and does. We emphasize the use of qualitative nature approach, focusing on the methodology of heritage education, known in Brazil by Horta, and this research is a possibility that integrates with known paths through the activities of heritage education in schools. From the historical research about the Carmo Church, and architectural Rio Grande, evolved patrimonial workshops for 35 elementary school students, so that the proposed objectives through heritage education were met and finally available to educators and researchers, the results, the research and the product made from the research activities.
 

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História