dc.contributor.advisor |
Paulitsch, Vivian da Silva |
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dc.contributor.author |
Pinto, Samantha Ávila |
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dc.date.accessioned |
2016-09-12T12:42:00Z |
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dc.date.available |
2016-09-12T12:42:00Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.citation |
PINTO, Samantha Ávila. Arquitetura e patrimônio no ensino de história: uma leitura a partir da igreja Nossa Senhora do Carmo. 2016. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6518 |
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dc.description.abstract |
A presente investigação se insere na linha de pesquisa História, pesquisa e vivências de
ensino aprendizagem. Buscamos defender a ideia de que o estudo da Educação Patrimonial através
da arquitetura se constitui como campo de possibilidades para a (re) significação do ensino de
História e da compreensão da história local e, por conseguinte da história de cada indivíduo. A
pesquisa justifica-se em virtude da relevância que os bens arquitetônicos têm a contribuir no ensino
de História, no entendimento dos processos de mudanças e transformações pelos quais passa o local
que esta se encontra. Suas modificações estruturais, usos e desusos são como páginas escritas e
expostas a céu aberto, para todo aquele que queira observar e investigar o possa e o faça.
Ressaltamos a utilização da abordagem de cunho qualitativo, com foco nos processos
apresentados na metodologia da Educação Patrimonial, difundida no Brasil por Horta, sendo a
presente investigação uma possibilidade que se integra aos já conhecidos caminhos que percorrem
as atividades de Educação Patrimonial nas escolas. A partir da pesquisa histórica acerca da Igreja do
Carmo, bem arquitetônico do Rio Grande, desenvolveram-se oficinas patrimonias com 35 alunos do
Ensino Fundamental II, a fim de que os objetivos propostos através da educação patrimonial fossem
alcançados e por fim disponibilizar a educadores e pesquisadores da área, os resultados, a pesquisa
e o material paradidático elaborado a partir das ações da pesquisa. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research fits into the line of research history, research and teaching and learning
experiences. We seek to defend the idea that the study of heritage education through architecture is
constituted as a field of possibilities for (re) History teaching meaning and understanding of local
history and therefore the history of each individual. The research is justified because of the
relevance of the architectural goods have to contribute to the teaching of history, the understanding
of change and transformation processes through which passes the place this is. Its structural
modifications, uses and disuses are like pages written and exposed in the open for everyone who
wants to observe and investigate the can and does. We emphasize the use of qualitative nature
approach, focusing on the methodology of heritage education, known in Brazil by Horta, and this
research is a possibility that integrates with known paths through the activities of heritage education
in schools. From the historical research about the Carmo Church, and architectural Rio Grande,
evolved patrimonial workshops for 35 elementary school students, so that the proposed objectives
through heritage education were met and finally available to educators and researchers, the results,
the research and the product made from the research activities. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
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dc.subject |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject |
Igreja do Carmo |
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dc.subject |
Arquitetura |
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dc.subject |
Teaching of history |
pt_BR |
dc.subject |
Heritage |
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dc.subject |
Our Lady of Mount Carmel church |
pt_BR |
dc.subject |
Architecture |
pt_BR |
dc.title |
Arquitetura e patrimônio no ensino de história: uma leitura a partir da igreja Nossa Senhora do Carmo |
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dc.type |
masterThesis |
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