Abstract:
Este projeto tem como objetivo apresentar uma maneira diferente de abordar
os conceitos de funções quadráticas, propondo exercícios de motivação e de
fixação de conteúdos, com questões contextualizadas e voltadas para o dia-a-dia do
educando. Pretende-se auxiliar os docentes e tornar, assim, a aprendizagem de seus
discentes mais prazerosa, desmistificando a Matemática, oportunizando aos alunos
a utilização dos conceitos matemáticos em seu cotidiano. Utilizando as ferramentas
tecnológicas já disponíveis na maioria das escolas de Educação Básica, apresentarse-ão
atividades usando pelo menos um software livre para inspirar os professores
na elaboração de suas aulas e consequentemente ajudar os discentes na construção
do seu conhecimento.
This project aims to present a different way of approaching the concepts of
quadratic functions, proposing exercises of motivation and content fixation, with
contextualized issues facing the student day-to-day. It is intended to assist teachers
and making, this way, learning from their students more pleasurable, demystifying
mathematics, providing opportunities for students to use mathematical concepts in
their daily lives. Using technological tools already available in most schools of Basic
Education, will be presenting activities using at least one free software to inspire
teachers in preparing their lessons and consequently help students in building their
knowledge.