IMEF - Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
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Recent Submissions
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Partículas elementares e interações: uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa
(2015)Nesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um ... -
Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas
(2020)Nos últimos anos, cada vez mais projetos tem surgido para tornar a disciplina de Física mais agradável/proveitosa aos alunos do Ensino Médio, sendo essa uma das disciplinas que os alunos, em sua maioria, menos gostam. Com ... -
Situações de ensino investigativas com atividades experimentais no eletromagnetismo
(2018)Neste trabalho procuro criar uma Sequência de Ensino Investigativo para estruturar o conteúdo sobre eletromagnetismo. Acredito que este conteúdo está bastante relacionado com o nosso cotidiano. Considerando que os alunos ... -
Vivências de uma unidade de aprendizagem antirracista no ensino de Física
(2018)Este trabalho traz resultados de uma dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo 21, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG a qual teve como objetivo central, investigar como o Ensino de ... -
Radiações eletromagnética : competências e construção de saberes na formação dos cidadãos
(2018)No presente trabalho apresento uma sequência didática, que foi implementada em turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, na cidade de Rio Grande. Com o objetivo de buscar inovações ... -
A estufa escolar como espaço de ensino de Física
(2019)Este trabalho busca algo fundamental na docência: a melhoria da prática daquele que ensina e está sempre aprendendo. Neste sentido, este quis se enveredar por um caminho que se aproximasse o máximo possível da pedagogia ... -
Indo além das três fases da matéria
(2016)Este trabalho é o resultado da aplicação de uma Sequência Didática, intitulada: “INDO ALÉM DAS TRÊS FASES DA MATÉRIA”. Esta sequência didática foi aplicada à estudantes de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do ... -
Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar
(2015)Nesta dissertação relatamos a experiência da aplicação do produto educacional "Ensinando Física com Foguetes de Água e utilizando TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) através de uma proposta multidisciplinar" a ... -
Metodologia construtivista no ensino de física para discentes do curso de pedagogia
(2015)Não é segredo que docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) trabalham com todas as disciplinas e que a maioria destas professoras é oriunda dos cursos de Pedagogia. Com um pouco de cuidado na análise da ementa ... -
Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica
(2018)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF), polo 21 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Diante disso, apresenta-se o resultado do desenvolvimento do produto educacional ... -
Física da atmosfera: uma situação de estudo para o ensino de Física no 2º ano do ensino médio
(2019)Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise de uma situação de estudo sobre Física daAtmosfera, através da contextualização. Foram elaborados planos de aula voltados para o 2º ano do ensino médio, buscando a ... -
Explorando o Lúdico no Ensino da Física
(2016)Esta atividade tem por objetivo apresentar um jogo de cartas projetado com a finalidade de ser mais um recurso voltado a cativar a atenção de alunos para o estudo da física. Embora exista uma extensa lista de jogos que ... -
O ensino de Astronomia como facilitador nos processos de ensino e aprendizagem
(2016)Neste trabalho, buscamos apresentar a Astronomia como tema motivador para o ensino de Física e Ciências, assim se configurando em um facilitador nos processos de ensino/aprendizagem. Ao elencar alguns dos problemas ... -
Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa
(2015)Nesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um ... -
Radiações ionizantes e radiações não ionizantes no ensino médio
(2016)A importância de reformular os métodos de ensino e aprendizagem, a necessidade de estabelecer um ensino de qualidade em que os estudantes deixem de ser passivos e se tornem pessoas observadoras e críticas faz-se considerar ... -
Sequência investigativa em circuitos elétricos no ensino médio
(2015)Esta dissertação de mestrado apresenta compreensões sobre a constituição e a implementação de um produto educacional - uma sequência didática investigativa em circuitos elétricos para o ensino médio. Uma proposta didática ... -
Uma sequência didática envolvendo recursos de investigação e aprendizagem dos fenômenos térmicos no ensino médio
(2015)Este resumo emerge de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Mestrado Nacional Profissional em Ensino de física- MNPEF do Polo 21, sediado na Universidade Federal do Rio Grande- FURG. A pesquisa tem por objetivo ... -
Estudo da dose absorvida em mamografia usando o método Monte Carlo - Penelope
(2014)Estudo da Dose Absorvida em Mamografia Usando o Método Monte Carlo - PENELOPE A principal motivação para a realização do exame da mama através do uso de raios X é a detecção precoce do câncer de mama. No entanto, a dose ... -
Medidas do ângulo de weinberg através da assimetria direita-esquerda nos espalhamentos moller e bhabha
(2013)Os espalhamentos elásticos elétron-elétron e elétron-pósitron são processos de fundamental importância na natureza. Sua realização em colisores com feixes de elétrons altamente polarizados e considerável produção de ... -
Morfometria de galáxias: Assimetria∗
(2014)Este trabalho apresenta um estudo da simetria morfológica estrutural de galáxias. Utilizamos o catálago de galáxias Frei (1996) e EFIGI, SDSS (Baillard et al. 2011) para determinar a utilidade da assimetria como umparâmetro ...