Situações de ensino investigativas com atividades experimentais no eletromagnetismo

Raubach, Marcos Antonio Gruppelli

Abstract:

 
Neste trabalho procuro criar uma Sequência de Ensino Investigativo para estruturar o conteúdo sobre eletromagnetismo. Acredito que este conteúdo está bastante relacionado com o nosso cotidiano. Considerando que os alunos têm muito a contribuir para a sua própria aprendizagem, busco relacionar o conteúdo de eletromagnetismo com os conhecimentos prévios que eles trazem do seu dia-a-dia a respeito do mesmo. Penso que o eletromagnetismo é um dos conteúdos que mais provoca os alunos, tendo em vista que muitos deles possuem questionamentos sobre o funcionamento dos motores elétricos e como ocorre a produção e a transmissão da energia elétrica que eles recebem em suas casas. Busco, a partir de dois experimentos, mostrar como ocorre a produção do movimento nos motores elétricos e como a variação do fluxo magnético pode produzir uma corrente induzida. Antes da aplicação dos dois experimentos, abordo conteúdos que dão subsídios para que os alunos compreendam o funcionamento dos experimentos. Para isto, optei em atividades diversas como a utilização de simuladores na construção de circuitos virtuais, construção de circuitos com o funcionamento baseado em uma residência, atividades experimentais, bem como a produção de pequenos textos em que os alunos podem expressar o que perceberam após cada atividade. Com isso procuro criar um ambiente propício para que se desenvolva uma Aprendizagem Colaborativa, e os alunos possam interagir entre si e com isso possa haver uma aprendizagem mútua.
 
In this work I intend to create an Investigative Teaching Sequence with the purpose of structuring the content on electromagnetism, that I believe is very related to our daily life. Considering that students have much to contribute to their own learning, I try to relate the content on electromagnetism with the prior knowledge that the students bring from their daily life on it. I believe that electromagnetism is one of the contents that most instigate the students, since many of them have doubts about the operation of electric motors and how the production and transmission of electric energy they receive in their homes occurs. From two experiments, I try to show how the movement in the electric motors occurs and how the variation of the magnetic flux can produce an induced current. Before the application of the two experiments, I discuss contents that give the students the ability to understand the experiments. For this I opted in diverse activities like the use of simulators in the construction of virtual circuits, construction of circuits with the operation based on a residence, experimental activities, as well as the production of small texts where the students can express what they perceived after each activity. this, I try to create a proper environment for the development of a Collaborative Learning where students can interact to each other and a mutual learning happens.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física