Abstract:
Este trabalho é o resultado de um produto educacional para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, que propõe a construção de miniestação meteorológica para associação teórico prática do ensino de física. O produto foi aplicado de forma remota para alunos do 1º ano do ensino médio devido a situação de pandemia de COVID-19 durante o período da realização deste trabalho. Foram elaboradas aulas com enfoque em termos utilizados em nosso dia a dia que são questões inerentes a análise meteorológica, voltadas para o ensino médio; de forma a auxiliar em uma melhor compreensão e aprendizagem significativa. Utilizou-se a elaboração e construção de equipamentos básicos de baixo custo, para a observação qualitativa de alguns fenômenos meteorológicos, de forma que os alunos pudessem realizar suas montagens utilizando materiais recicláveis e em suas residências. A construção foi feita em grupos de trabalho remoto, de forma que os alunos pudessem interagir e discutir as montagens. A avaliação foi feita através de questionário com questões sobre o conteúdo desenvolvido ao longo das aulas antes e depois do produto ser aplicado.
This work is the result of an educational product for the National Professional Master's Degree in Physics Teaching, which proposes the construction of meteorological mini station for theoretical and practical association of physics teaching. The product was applied remotely to students in the 1st year of high school due to the COVID-19 pandemic situation during the period of this work. Classes were developed with a focus on terms used in our daily lives, which are issues inherent to meteorological analysis, focused on high school; in order to assist in better understanding and meaningful learning. The elaboration and construction of low-cost basic equipment was used for the qualitative observation of some meteorological phenomena, so that students could carry out their assemblies using recyclable materials and in their homes. The construction was done in remote work groups, so that the students could interact and discuss the assemblies. The evaluation was done through a questionnaire with questions about the content developed during the classes before and after the product was applied.