Ensino de magnetismo através da aprendizagem baseada em equipes utilizando abordagens experimentais e lúdicas

Oliveira, Jader Rodrigues Sousa

Abstract:

 
Nos últimos anos, cada vez mais projetos tem surgido para tornar a disciplina de Física mais agradável/proveitosa aos alunos do Ensino Médio, sendo essa uma das disciplinas que os alunos, em sua maioria, menos gostam. Com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas e ativas, foi elaborada esta proposta didática para o conteúdo de Magnetismo utilizando a abordagem de aprendizagem baseada em equipes com experimentos de baixo custo e a utilização do lúdico. Ela é composta por atividades diferenciadas para o ensino de Magnetismo no Ensino Médio: uma metodologia ativa que propõem também atividades experimentais, de baixo custo, e uma atividade lúdica no formato de jogo de tabuleiro: Corrida Magnética. Nesse jogo, os alunos trabalham em equipes e tem estudos à distância, através de textos-guias que foram disponibilizados semanas antes da aplicação do jogo. Essas atividades foram realizadas em 12 horas aulas, para cada uma das duas turmas, além do estudo realizado fora do horário de aula. Com isso, a disposição dos alunos para querer aprender influencia muito o decorrer de todo esse processo de ensino-aprendizagem. Para avaliar/validar essa proposta e investigar se a aprendizagem foi significativa, foram utilizados um questionário prévio para saber o nível de conhecimento inicial dos alunos e pós-teste para avaliar a evolução de desempenho após a aplicação da proposta. Os resultados obtidos foram muito significativos como apresentados no final do trabalho, onde a Turma A teve um salto de 20.83 % para 68.05% de respostas corretas e a turma B teve uma melhora de 29.49% para 65.38%.
 
In recent years, more and more projects have emerged to make Physics learning more pleasant / profitable for high school students, which is one of the subjects that most students dislike. In order to make the classes more dynamic and active, this didactic proposal for the content of Magnetism was elaborated using the team-based learning (TBL) approach with low cost experiments and the use of playfulness. This proposal consists of differentiated activities for teaching Magnetism in High School: an active methodology that also proposes experimental activities and a playful activity in the format of a board game: Magnetic Race. In this game, students work in teams and have distance studies, through guide texts that were made available weeks before the game was applied. These activities were carried out in 12 class hours, for each of the two classes. In addition to the study carried out outside of class hours, with this, the willingness of students to want to learn greatly influences the course of this entire teaching-learning process. To evaluate / validate this proposal and investigate whether the learning was significant, a previous questionnaire was used to find out the students' initial knowledge level and post-test to assess the performance evolution after applying the proposal. The results obtained were very significant as presented at the end of the work, where Class A had a jump from 20.83% to 68.05% of correct answers and Class B had an improvement from 29.49% to 65.38%.
 

Description:

Dissertação

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física