Abstract:
A presente dissertação versa sobre a introdução da Física Moderna e Contemporânea no
Ensino Médio, através da Física Quântica relacionada aos semicondutores. Para tanto, o trabalho
parte das relações do eletromagnetismo que são usadas para descrever eletricamente os materiais,
principalmente a resistividade e condutividade elétrica. Feita a descrição eletromagnética, são feitas
considerações da perspectiva quântica a partir dos semicondutores, a teoria de bandas, o gap (banda
proibida) e o conceito de lacunas.
Para levar tal área do conhecimento e os temas e conceitos a serem abordados à sala de aula,
são trabalhados os campos pedagógicos que devem ser atentados em tal proposta, dos conceitos
freirianos ao Lúdico e à Transposição Didática – considerando e respeitando a legislação vigente. É
reportada uma aplicação do produto educacional desenvolvido como requisito parcial para obtenção
do título de mestre em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional em Ensino de Física – MNPEF.
The present dissertation deals with the introduction of Modern and Contemporary Physics
in High School, through Quantum Physics related to semiconductors. Therefore, the work starts
from the electromagnetism relationships that are used to electrically describe materials, mainly
resistivity and electrical conductivity. Once the electromagnetic description is made, considerations
are made from the quantum perspective from the semiconductors, the band theory, the gap
(forbidden band) and the concept of holes.
In order to bring this area of knowledge and the themes and concepts to be addressed to the
classroom, the pedagogical fields that must be addressed in such a proposal are worked, from
Freire's concepts to Playful and Didactic Transposition - considering and respecting the current
legislation. An application of the educational product developed as a partial requirement for
obtaining a master's degree in Physics Teaching by the National Master in Physics Teaching -
MNPEF is reported.