Abstract:
No presente trabalho apresento uma sequência didática, que foi implementada em turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, na cidade de Rio Grande. Com o objetivo de buscar inovações no processo do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de Física, utilizei o tema gerador "Radiações eletromagnética" como ponto de partida para desenvolver os conteúdos específicos que propiciam o entendimento das mesmas, considerando os conhecimentos prévios dos estudantes, buscando no lúdico, na experimentação, no uso de mapas conceituais e nos debates feitos em sala de aula, ferramentas que possibilitem a aprendizagem significativa, a formação de cidadãos aptos a pensar, a criticar e a modificar o mundo que os cerca. Esta proposta tem o intuito de incentivar, contextualizar e tornar mais agradável e pertinente o ensino e a aprendizagem destes conteúdos. Para analisar os objetivos, coletei mapas conceituais desenvolvidos pelos estudantes, filmagem dos debates e das aplicações experimentais e lúdicas (com o consentimento dos envolvidos) e as anotações que fiz em um diário de implementação desta proposta. Como análise qualitativa, para avaliar a viabilidade e aplicação deste projeto, coletei relatos acerca do aprendizado pessoal dos educandos envolvidos nas práticas pedagógicas propostas. A partir da análise desses relatos constatei que o produto educacional desenvolvido foi válido e mostrou-se como uma ferramenta diferenciada contribuindo no conhecimento adquirido pelos estudantes e servindo como processo avaliativo dos ensinamentos de Física.
In this work, I present a didactic sequence, which was implemented on high school second year classes of the State Technical School Getúlio Vargas, in the city of Rio Grande. In order to improve the teaching and learning of the contents of physics, I used the theme "Electromagnetic Radiation" as a starting point to develop the specific contents that allow the understanding of those, considering the previous knowledge of the students, seeking in the ludic, in experimentation , in the use of conceptual maps and in the debates carried out in classes, tools that enable meaningful learning, the formation of citizens able to think, critic and to modify the world that surround us. This proposal has the intent of encourage, contextualize and make more pleasant and pertinent the teaching and the learning of those contents. To analysis the reached objectives, I gathered conceptual maps developed by the students, filming from the debates and the experimental applications and ludic (with the consent of those who were involved) and the annotations that I made on a diary of implementation of this proposal. As an qualitative analysis, to rate the viability and application of this project, I gathered reports about the personal learning from the learners involved in the pedagogical practices proposals.