Abstract:
A presença do celular em sala de aula é um desafio e pretendemos, ao invés de
enfrentar tentando minar sua presença nas salas de aula, usá-lo como um aliado no
processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Física. Nesse sentido criamos um
experimento para estudar as ondas no interior de tubos sonoros usando o smartphone
como suporte para realizar e monitorar o experimento. Além desse experimento usamos
mais dois: sistema massa – mola e pêndulo simples, também usando os sensores
presentes no celular, através do aplicativo Phyphox, para coletar os dados e tornando o
conceito de onda mais concreto. Portanto, focamos nos conceitos de ondulatória, que é
extremamente abstrato, tentando criar ferramentas para promover uma aprendizagem
significativa.
The presence of smartphones in the classroom is a challenge and we intend,
instead of facing it trying to undermine its presence in the classrooms, to use it as an
ally in the teaching-learning process in Physics classes. In this sense, we created an
experiment to study the waves inside sound tubes using the smartphone as a support to
carry out and monitor the experiment. In addition to this experiment we use two more,
mass - spring system and simple pendulum, also using the sensors present in the
smartphone to collect the data and make the wave concept more concrete. So we focus
on wave concepts, which are extremely abstract, trying to create tools to promote
meaningful learning